Félix Robatto lança álbum de músicas sobre as origens da Lambada


'Belemgue Banger' fica disponível para download nesta terça, 11.
Show de lançamento do disco será na noite de sexta-feira, 14.

O guitarrista e produtor musical paraense Félix Robatto lança o segundo disco solo, nesta terça-feira (11). O álbum chamado Belemgue Banger tem 12 faixas e estará disponível para streaming e download na internet, a partir das 16h.

O trabalho é resultado de uma pesquisa feita pelo músico sobre os gêneros musicais que deram origem a Lambada. Durante a pesquisa Félix identificou que o Cadence Lypso e o Konpá eram os ritmos que tocaram nas rádios da região amazônica nos anos 70 e aqui foram apelidados de “Lambada” e “Guitarrada”. Os gêneros são típicos de países das ilhas caribenhas Martinica, Guadalupe e Dominica.

“Há muito tempo pesquiso música paraense, buscando descobrir de onde vem nossa sonoridade. Nesse disco, me aprofundei na pesquisa dos gêneros que deram origem ao que aqui foi chamado de Lambada. Analisei estrutura, ritmo e timbre de artistas da época, pesquisando LPs com as datas de lançamento. No Belemgue Banger, procurei reproduzir a sonoridade das primeiras lambadas”, explica Félix.

Das 12 faixas do CD, apenas uma não é autoral. Robatto regravou “Vamos Farrear”, música do cantor Pinduca. Produzido e dirigido por ele, com direção vocal assinada por Lia Sophia, o álbum traz músicas dançantes com letras leves, simples, bem humoradas e que contam um pouco da história de como a lambada chegou em Belém.

O projeto, que inclui a gravação do disco e shows de lançamento, foi selecionado pelo edital Natura Musical Pará 2015 com apoio da Lei Semear.

Agenda de lançamento
Na quarta-feira (12),  o artista vai bater um papo a Casa Oiam, onde vai falar sobre a pesquisa “As Origens da Lambada”, a partir das 16h. Em seguida, ele vai discotecar as músicas que influenciaram o álbum. O evento é aberto ao público.

Na quinta-feira (13), o músico faz o ensaio geral do lançamento com show na Lambateria, festa realizada por ele toda quinta-feira, em bar no bairro do Reduto, em Belém. Os ingressos antecipados são vendidos online.

O show de lançamento do disco será na noite da sexta-feira (14), em uma casa de show no bairro da Cidade Velha, em Belém. O show ainda terá as participações da aparelhagem Brasilândia, o Calhambeque da Saudade, DJs Los Picoteros e a cantora Loalwa Braz, vocalista da banda Kaoma, que ganhou o mundo com sucessos como “Lambada” (Chorando Se Foi). Esta será a primeira vez da artista em Belém. Ingressos antecipados nas lojas Ná Figueredo e vendas online.

Fonte: Site do G1/PA (Texto eFoto)

Nenhum comentário