Literatos de Capanema em Santa Maria do Pará

A arte literária apresentada em Jornada Estudantil







Reunir escritores regionais em uma mesa de debates sobre literatura é uma marca que prioriza e valoriza a cultura das letras, oportunizando réplicas e tréplicas sobre o conteúdo das obras de cada participante.
A equipe da Escola João Gabriel da Silva, formada por gestores, professores e alunos realizou uma Jornada Literária, convidando para estarem presentes, os escritores que militam em Capanema: Paulo Vasconcellos, Cleni Guimarães e Samuel Alencar, assim como o professor Giovane Belo que também é escritor e poeta. Eles mostraram seus trabalhos literários na jornada que aconteceu nas dependências de um Clube Social da cidade de Santa Maria do Pará, município onde está sediada a Escola João Gabriel. O evento ocorreu na quinta-feira da semana passada, dia 19.
Os escritores: Paulo, Cleni e Samuel, são integrante da Academia Capanemense de Letras e Artes-ACLA, entidade que dá atenção a todos os eventos do gênero da arte, destinando seus acadêmicos nos eventos que oportunizam alternativas de participações. O grupo se apresentou na Jornada Literária, tendo interagido com a plateia que acompanhou atentamente as performances, principalmente quando a contadora de histórias, Cleni Guimarães, representou a personagem “Maria Cachorro”, que segundo ela, está entre a lenda, a ficção e o real. Foi uma declamação poética com o texto voltado para a história da personagem, motivo de atenção e espanto na plateia, uma vez que a interprete teve que soltar a garganta e gritar, usando uma forma expansiva de se expressar.
Os escritores Paulo Vasconcellos e Samuel Alencar, conversaram sobre suas trajetórias e de como conseguem divulgar produções que eles constroem e são publicadas em diversos meios, tanto na forma virtual, quanto em livro editados.
Com a delegação de Capanema estavam os poetas: Paulo Maximiliano, Elza Melo, Conceição Maciel e Ioneida Braga, que acompanharam o evento na plateia e foram unanimes em dizer que o grande proveito da jornada refere-se a integração cultural entre os municípios de Capanema e Santa Maria do Pará, reiterando a forma da consideração dos organizadores em mais uma vez convidarem os literatos de Capanema para tão significante encontro.
Fonte: Fan Page do Jornal de Capanema
Edição digitação e texto; Dinho Aguiar
Fotos: Dalva Vasconcellos

Nenhum comentário