Ver-o-Peso completa 391 anos com programação em Belém

Programação ocorre nesta terça, 27, e quarta-feira, 28, com bolo de aniversário, jogos entre feirantes e serviços de saúde e cidadania.






O Ver-o-Peso, maior complexo de feira livre da América Latina, completa 391 anos nesta terça-feira (27) e uma programação marca o aniversário do espaço em Belém. A programação ocorre nesta terça (27) e quarta-feira (28) e terá bolo de aniversário e os tradicionais jogos entre os feirantes. Cerca de 2 mil pessoas devem participar das atividades.
A casa de "Haver o Peso" foi criada no ano de 1625 e a partir de 1627, ano considerado de fundação do local, o Ver-o-Peso passa a se consolidar como maior entreposto de mercadorias da região Norte. Em quase quatro séculos de funcionamento, o Ver-o-Peso se mantém com volume de R$ 1 milhão em comercialização de produtos e serviços diariamente. Segundo a prefeitura, 1.300 pessoas trabalham no local.
A imagem do mercado de carne ou de ferro é conhecida mundialmente pela arquitetura singular em ferro trazida pelos ingleses. O Complexo tem quatro elementos tombados pelo Instituto do Patrimônio, Histórico e Artístico Nacional (Iphan), desde 1977.

Programação

Um bolo com dez metros de comprimento recheado com goiabada será oferecido aos convidados após ser cantado os “parabéns”, às 9h. No dia do aniversário também serão oferecidos serviços de saúde, emissão de carteira de trabalho e palestras sobre empreendedorismo e conservação de alimentos.
A novidade deste ano é a prova do “Masterchef”, como parte da agenda dos Jogos do Ver-o-Peso, que também podem ser chamados de Jogos de Identidade Gastronômica, já que as disputas exigem agilidade no preparo dos alimentos e maior velocidade em consumi-los. O último dia será dedicado à educação empreendedora.

Jogos do Ver-o-Peso

As disputas dos jogos começam com a prova de descascar a macaxeira, seguindo das provas de descascar castanhas-do-Pará, despolpar cupuaçu e peneirar a goma. A quinta prova será para embaladores de ovos, entre os permissionários da área de mercearia da feira. As duas últimas provas serão o MasterChef, que vai avaliar os melhores pratos servidos, e comer peixe frito com açaí.

Fonte: Site de G1 Pará (Texto e fotos)

Nenhum comentário