Exposição 'Canoas de Promesseiros', no TCE-PA, rende homenagem a Nossa Senhora de Nazaré

 Evento será nesta esta quarta (02/10), no espelho d´água na frente da sede do Tribunal

Foto: Emanoel Santos/ACRP TCE-PA
fonte

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) abrirá, nesta quarta-feira (2), às 17h, a exposição "Canoas de Promesseiros", que destaca a devoção mariana dos paraenses, especialmente durante o Círio de Nossa Senhora de Nazaré. A mostra, composta por 200 barquinhos de miriti, confeccionados por artesãos de Abaetetuba e pintados por crianças e adolescentes em oficinas de pintura organizadas pelo TCE-PA, será exibida no lago da entrada da sede do Tribunal, localizada na travessa Quintino Bocaiuva, no centro de Belém. 

A exposição "Canoas de Promesseiros", que tem como tema "Colorindo o Futuro com Fé e Esperança", volta em 2024 pelo segundo ano consecutivo, com o objetivo de sensibilizar a população sobre a causa das pessoas com deficiência e promover sua inclusão social por meio da fé em Deus e da intercessão de Nossa Senhora de Nazaré. "A Exposição 'Canoas de Promesseiros' já é uma tradição no Tribunal de Contas do Estado e é uma homenagem que o TCE presta à nossa Padroeira e ao povo paraense”, destaca a conselheira presidente do TCE-PA, Rosa Egídia Crispino Lopes.

Atmosfera de fé

Criada há 14 anos pelo TCE-PA, a exposição "Canoas de Promesseiros" recria a Romaria Fluvial, uma das mais belas procissões do Círio de Nazaré, realizada sempre no sábado que antecede a Grande Procissão. A mostra oferece um retrato da fé dos ribeirinhos nas águas da Baía do Guajará, representando a realidade paraense, onde os rios são o principal meio de transporte na Amazônia.

Ao longo dos anos, a exposição conquistou o público que visita o entorno da sede do TCE-PA e foi incluída no calendário oficial do Círio de Nazaré. Este ano, a mostra dos barquinhos estará aberta à visitação até o dia 28 de outubro.

Inclusão

A ação "Canoas de Promesseiros" reforça a valorização do artesanato regional ao utilizar a fibra do miritizeiro, material emblemático durante a Festividade de Nazaré. Entre as peças confeccionadas para a exposição deste ano, 50 barquinhos foram coloridos por crianças e adolescentes que participaram da "Manhã dos Eleitos", evento promovido pela Diretoria da Festa de Nazaré no dia 21 de setembro, e por pessoas atendidas pelo Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), em uma atividade realizada no dia 18 de setembro.

Desde 2023, o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) tem como proposta incluir socialmente pessoas com deficiência, por meio de oficinas de pintura, ampliando o impacto da ação para além do aspecto cultural, promovendo também a inclusão.

Serviço:

'Canoas de Promesseiros: colorindo o futuro com fé e esperança'

Abertura da exposição: 2 de outubro de 2024 (quarta-feira)

Horário: às 17h

Período de visitação: de 2 a 28 de outubro de 2024

Espelhos d’água do TCE-PA

(Travessa. Quintino Bocaiúva, 1585 – Nazaré)


Fonte: O Liberal 

Texto: Eduardo Rocha

Nenhum comentário