Gastando a Bola - Editorial da Clube


A Elite do Norte e o Leão Santareno na elite 2012
O Campeonato Paraense, em sua primeira fase, reservou momentos de expectativa por parte de seus concorrentes, sendo provadas as condições que os clubes impuseram para que suas diretorias formassem elencos competitivos e foi isso que aconteceu. Dos 8 concorrentes, Tuna Luso Brasileira e São Francisco conseguiram ascender para a elite em 2012, somando pontos que o condicionaram suas promoções. Sendo assim, a Cruz de Malta Paraense, volta às suas origens, como mais um representante da capital no certame do ano que vem. A Elite do Norte, fez a melhor campanha e com isso conquistou o troféu ACLEP, carimbando também seu passaporte para se firmar como equipe competitiva que sempre foi.
O outro candidato credenciado para a elite de 2012 é o São Francisco, o “Leão Santareno” que depois de longo tempo está de volta ao Parazão em sua fase principal. Os méritos são somados ao empenho que as duas forças do futebol paraense tiveram, para formar elencos com condições de desbancar os adversários. A Tuna conquistou o 1º lugar de forma antecipada e o São Francisco precisou vencer o Bragantino na última rodada.
A partir de janeiro, Tuna e São Francisco vão se juntar a Independente, Paysandu, Remo, São Raimundo, Águia de Marabá e Cametá, que vão disputar o Campeonato em 2 turnos. Se forem feitos levantamentos precisos, faz tempo que o Parazão não apresenta grandes atrativos e tudo indica que em 2012 a época áurea do futebol paraense terá capítulos representados por atores preparados para mostrarem nos campos, suas performances e lutarem pelo título de Campeão Paraense. No fechamento da primeira fase do Parazão, Ananindeua e Sport Belém, ficaram pelo caminho e vão ter que disputar a Segundinha. Coisas do futebol.
O autor é cronista esportivo em Capanema