Festival de música SONIDO tem 2ª edição gratuita no Ver-o-Peso

Por trás do modelo econômico do mercado de música, ainda respiram formas alternativas e experimentais de criar arte sonora. Pensando nisso e agregando linguagens visuais como instalação de iluminação ornamental e videomapping, a Se Rasgum Produções realiza pela segunda vez o SONIDO - Música Instrumental & Experimental, nos dias 21 e 22, promovendo um espetáculo de música e luzes, trazendo programação inédita em Belém dentro do mercado histórico que faz parte do complexo Ver-o-Peso. A entrada do Sonido é totalmente gratuita, tendo como patrocinador o Banpará através da Lei Rouanet de incentivo à cultura, parcerias que novamente incentivam a música experimental.


Grupos que experimentam e criam música instrumental a partir de várias referências e dentro de diversos estilos compõem a programação do 2º SONIDO, que em 2017 traz para Belém os paulistas “Quartabê” e “Aeromoças e Tenistas Russas”, o brasiliense “Esdras Nogueira”, instrumentista da Móveis Coloniais de Acaju, a cearense “Astronauta Marinho” e os shows especiais paraenses de “Lucas Estrela & Uaná System”, “Jardim Percussivo”, projeto do músico Márcio Jardim, “Albery Project” e “Rafael Azevedo & Nêgo Jó”, que se dividem em duas noites gratuitas. No fim de semana do festival, de dentro do mercado de ferro irão soar jazz, rock experimental, afrobeat, música da floresta, guitarrada tropical, música eletrônica e muito mais, no espaço mais vivo da cultura paraense.
Um dos nomes nacionais mais requisitados da cena instrumental, Aeromoças e Tenistas Russas, toca pela primeira vez em Belém com sua formação clássica do rock, mas experimentando harmonias, elementos rítmicos e diferentes estéticas no som. Também de São Paulo, o quinteto Quartabê trafega confiante pelo free jazz, afrobeat, choro, eletrônico, mas preservando liberdade sonora com instrumentistas experientes do cenário da música brasileira atual.
Das estrelas paraenses, o duo eletrônico Uaná System (Waldo Squash e Luan Rodrigues) divide o palco com o príncipe da guitarrada Lucas Estrela, num show inédito trazendo diversas referências eletro-tropicais prometendo uma apresentação eletrizante e contagiante. O músico e pesquisador de sonoridades paraenses Albery Albuquerque sobe no palco do Sonido com seu mais recente projeto, Albery Project, elencando diversos artistas que executam suas pesquisas sobre músicas da floresta, destaque internacional pela profundeza de imersão que as pesquisas de Albery conseguem tocar. Muito groove, funk e swing afro estão presentes no repertório dos paraenses Rafael Azevedo & Nêgo Jó, que se encontram pra unir trabalhos com sonoridade negra, deixando o Sonido mais alegre e dançante.
Finalizando a programação, o projeto Jardim Percussivo traz ritmos populares, batuques e sons da floresta, fruto de oficinas de percussão realizadas por Márcio Jardim, um dos músicos mais ativos da cena paraense. Márcio reuniu seus ex-alunos para criar um projeto que contemple sonoridades nortistas ligadas à povos onde a música sempre esteve atrelada à religião ou a uma função social na cultura milenar afro-amazônica.
Além da programação musical, os artistas visuais Roberta Carvalho e Luan Rodrigues vão realizar um trabalho de videomapping, pintando a fachada e o interior do mercado com luzes e projeções visuais. No palco e por toda a arquitetura interna, mais luzes irão realçar as curvas e desenhos do prédio centenário criado pelo arquiteto Francisco Bolonha.

Serviço
Data: 21 e 22
Hora: a partir de 19h
Local: Mercado de Carnes Francisco Bolonha (Ver-o-Peso)
Valor: entrada gratuita

Programação
Sexta-feira (21)
Esdras Nogueira (DF)
Aeromoças e Tenistas Russas (SP)
Rafael Azevedo & Nêgo Jó
Jardim Percurssivo

Sábado (22)
Quartabê (SP)
Uaná System & Lucas Estrela
Astronauta Marinho (CE)
Albery Albuquerque

Fonte: Portal ORM

Nenhum comentário