A Educação e a Cultura andando de mãos dadas

Capanema: Uma viagem na história da Cidade que tem Cultura elevada




Contar o tempo através de poesias, causos e contos é rememorar a história guardada em segredos que só os artistas das letras podem concatenar textos que sintetizem o que há de mais importante em cada ponto a ser explorado.
Viajando na história de Capanema e homenageando alguns escritores, a Escola Municipal Maximiana Meneses, localizada no Bairro da Areia Branca/Capanema, tematizou em programação coordenada pelos Gestores e Professores, participada pelos alunos que pesquisaram sobre os escritores/poetas: João Anthero Moreira, Cleni Guimarães, Djalma Mello, José Raimundo Vieira e Paulo Vasconcellos. Os alunos apresentaram através de exibições de cartazes, algumas obras que fazem parte da literatura capanemense. Todos os itens inseridos nas homenagens foram destinados ao aniversário da cidade de Capanema, baseados no que escreveram os artistas das letras em produções publicadas nas diversas formas.
O encerramento aconteceu na manhã de hoje nas dependências da Escola, quando as turmas cumpriram o que fora ensaiado com os professores, dando ênfase em tudo o que aprenderam, razão de satisfação demostrada por cada um dos escritores presentes na ocasião.
“Os Gestores da Escola Maximiana Meneses foram felizes em escolher o tema e também ao homenagearem os literatos de Capanema com o aniversário de 107 anos daquela que já foi chamada Siqueira Campos, há algum tempo atrás”, ressalta Rosilda Dax, que esteve presente na culminância do trabalho realizado pela Escola, representando a Academia capanemense de Letras e Artes-ACLA.
Para o escritor e poeta Paulo Vasconcellos, o encontro com os integrantes da Escola, significa somatória de conhecimentos, pois tanto ele quanto os alunos, aprenderam mais um pouco sobre a Capanema de ontem e a de agora. “Estou deveras feliz e satisfeito por ter, junto com meus pares, participado de um evento que engrandece a cultura e ao mesmo tempo festeja a nossa cidade que tanto avança em crescimento, sobretudo no âmbito histórico/educacional”.
Edição e digitação: Dinho Aguiar
Fotos: Dalva Vasconcellos

Nenhum comentário