A poesia retratada em artes
O Projeto “(Re)Tratando em poesias”, classificado pela Lei Paulo Gustavo Municipal 2023 - Edital Jairo Fernandes, vem desenvolvendo oficinas de fotografias e textos poéticos que são escritos por alunos do 4º ano do Ensino Fundamental das Escolas Municipais Raimundo Moreira (Zona Urbana) e Escola Professora Nazaré Pereira em Tamatateua (Zona Rural), com o apoio dos parceiros/gestores: Professora Rosimar Albuquerque e Professor Jorge Carvalho.
A autora do projeto é a escritora Rosilda Dax, que está desenvolvendo dinâmicas com os alunos das escolas, conforme sua proposição ao se credenciar para o edital. “Sou grata aos colaboradores: José Cleison Bulhões, Raimunda Nonata Quadros e Antonieta Cruz Farias”, comenta Dax.
Considerando a poesia como principal eixo, para o desenvolvimento cultural do alunado, está sendo desenvolvida a segunda etapa do projeto e sua culminância aconteceu em Tamatateua Zona Rural do Distrito de Mirasselvas, pertencente ao Município de Capanema, no dia 04/12 com as presenças dos integrantes da Academia Capanemense de Letras e Artes-ACLA, Conceição Maciel, Samuel Alencar e Cleni Guimarães.Também estiveram presentes os apoiadores da autora: Lúcia Aquino, Silvaneia Montelo e Valmina Auzier.
As vertentes culturais são subsidiadas por incentivos das Leis Federais, expandindo-se pelos estados e municípios, contemplando artistas que compõem a galeria dos fazedores de cultura, entre os quais, está inserida a escritora Maria Rosilda Dax Silva, integrante da Academia Capanemense de Letras e Artes-ACLA, entidade que também trabalha com o intuito de fomentar as artes em diversas modalidades. O edital Jairo Fernandes, integrado a Lei Paulo Gustavo, tem fortalecido sobremaneira a classe artística e ao ter o seu projeto aprovado e contemplado, Rosilda caminha firmemente, executando a suas ações, pois “(Re)Tratando em poesias”, sustenta uma patente de integração com a Sociedade Civil Organizada, através de apresentações em escolas e ambientes públicos.
Fonte: Jornal de Capanema
Post a Comment