O descobrimento em traços e cores





Aguçar as memórias das pessoas é dever de qualquer artista e alguns pontos da história estão contidos nas ilustrações, conforme matéria a seguir. 


história do descobrimento do Brasil ganhou o formato de HQ pelas mãos dos ilustradores paraenses Andrei Miralha e Otoniel Oliveira. Com roteiro do paulista Fábio Fonseca, "Brasil 1500" é uma série com três volumes que retoma esse importante capítulo da conquista das Américas, desde as conspirações antes da viagem de Cabral, passando pela chegada ao Brasil, até o retorno a Portugal. O lançamento tem selo da Editora Devir, uma das principais editoras de quadrinhos e RPG do País.
"O primeiro volume mostra o jogo político entre Espanha e Portugal antes da viagem de Cabral. O segundo é todo baseado na carta de Caminha e narra a chegada às terras tupiniquins. O terceiro mostra o fim da estadia no Brasil, a viagem para as Índias e o retorno a Portugal, além de apresentar o fim do jogo político de espionagem entre os dois reinos", diz Otoniel Oliveira, acrescentado que os dois primeiros volumes já estão disponíveis no mercado, e o terceiro deve ser lançado até o final deste ano. Cada álbum tem 42 páginas.
Segundo Otoniel Oliveira, várias fontes foram pesquisadas, inclusive os mais recentes relatos históricos, que são categóricos em afirmar que Portugal e Espanha já conheciam há anos o continente sulamericano. "Mostramos que a vinda de Cabral foi uma estratégia comercial. Não houve nada de acidente, inclusive pelo tamanho da expedição, sem precedentes", analisa.
Fábio Fonseca pesquisou em centenas de fontes, consultou documentos e manuscritos disponíveis em bibliotecas do Rio de Janeiro e de Coimbra, em Portugal. Já Otoniel e Andrei fizeram pesquisas, em livros e na internet, sobre as imagens e os hábitos cotidianos da época. A série, no entanto, não possui tom didático, garante Otoniel.
A ideia de "Brasil 1500" nasceu para o cinema. Tudo começou quando Fábio Fonseca assistiu ao filme "1492 - A Conquista do Paraíso", de Ridley Scott. O ano era 1992. Fascinado pela ideia de contar a história do "descobrimento" do Brasil nos cinemas, ele tentou realizar o projeto de um longa-metragem nos Estados Unidos, e chegou inclusive à fase de pré-produção em Hollywood, mas não conseguiu financiamento.
De volta ao Brasil, conheceu a versão em quadrinhos do romance "Galvez, o Imperador do Acre", de Márcio Souza, ilustrada por Miguel Imbiriba e Andrei Miralha, e resolveu investir neste formato. "Ele falou com o Miguel, que por estar morando em Paris, passou a bola para o Andrei, que me chamou para fazermos o projeto juntos", conta Otoniel.
Apesar de satisfeito com o resultado da graphic novel, o trio ainda não desistiu de levar o roteiro para a telona. "Mas precisaremos de um investimento de, no mínimo, R$ 30 milhões. Se conseguirmos juntar esse dinheiro e os fatores certos, pode ser", diz Otoniel. Alguém se habilita?
 Serviço
"Brasil 1500 - Segredo de Estado" e "Brasil 1500 - Chegada ao Paraíso". De Fábio Fonseca, com ilustrações de Andrei Miralha e Otoniel Oliveira. Editora Devir. Mais informações:http://www.devir.com.br.


Fonte: O Liberal