V Conferência Municipal de Meio Ambiente é realizada em Capanema




Em 5 de junho o mundo comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente e  a Prefeitura Municipal de Capanema através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou no município a V Conferência, com o tema “Resíduos Sólidos Capanema Sem Lixão” o evento foi realizado no Clube Nassau.
Os resíduos sólidos ocupam por muito tempo uma posição secundaria no debate sobre saneamento quando comparados as iniciativas no campo água e esgotamento sanitário.
Os governos federal, estadual e municipal contribuíram para a proliferação de lixões nas décadas de 70 e 80, paralela ao intenso processo de urbanização vivido pelo país. Em meados da década de 80 o agravamento dos problemas socioambientais decorrentes da destinação inadequada de resíduos sólidos, estimulou a integração desta temática nos debates sobre saneamento no país.
O crescimento da geração de resíduos sólidos urbanos em uma taxa superior ao crescimento populacional faz com que, nos grandes centros urbanos, milhares de toneladas de resíduos sejam despejadas diariamente nos lixões ou em aterros sanitários, encurtando sua vida útil.
O município de Capanema produz aproximadamente 170 toneladas de resíduos sólidos diariamente, sendo que 50 ton./dia de lixo doméstico e 120ton./dia de entulho provenientes da construção civil, capina e varrição, que são colocados a céu aberto, ocasionado sérios impactos à saúde pública e varias implicações socioambientais.
Cerca de 40% desses resíduos são constituídos de materiais recicláveis ou aproveitáveis apenas uma pequena fração desses resíduos é disputada por aproximadamente 116 catadores, que buscam através da catação de lixo uma forma de sobrevivência.

Para minimizar o problema, uma das alternativas é a implantação de um Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos. O plano é levar em consideração aspectos referentes à geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transportes, tratamento e disposição final dos resíduos, priorizando atender os requisitos ambientais e de saúde pública.
O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos terá como finalidade o desenvolvimento das atividades voltadas para o manejo adequado de resíduos em todo o município de Capanema, de modo a promover ações de coleta, transporte, reciclagem dos resíduos gerados, disposição final, gerenciamento integrado de resíduos sólidos, comunicação e informação dos resultados, visando preservar, controlar e recuperar o meio ambiente natural e construído do município para a qualidade ambiental propicia a vida.    
Para o Secretario Municipal de Meio Ambiente, Weider Santos a Conferência é o momento onde todos colocarão e apresentarão as propostas de melhorias para o tema em debate “esta conferência serve para abrir o espaço de opiniões e criticas construtivas onde iremos trazer melhorias para a população de Capanema com relação ao tema em questão” comenta.
Aproveitando a oportunidade o secretario parabenizou a atual gestão que sempre vem colaborando para a realização de eventos para o município “quero aqui deixar meu agradecimento e parabenizar nosso prefeito que sempre vem apoiando nossos eventos e trabalhando em prol do povo”.   
Representando o Prefeito Municipal de Capanema o Vice-Prefeito, David Peixoto esclareceu que uma conferência é de suma importância para que a população participe e contribua para a melhoria da cidade “a conferência de meio ambiente é o momento certo da população participar, propor melhorias e também ajudar a fazer uma Capanema mais bonita para todos nos”..
Autoridades estiveram presentes como: vereadores, secretários municipais e a população.














Fonte: Secom/PMC -  Carlos Rodrigues