Coluna do PV




Aquecimento
 Ao começar o segundo semestre aumentam as perspectivas de melhorias setoriais e o comércio, que tem maior fatia na economia, prepara-se para as promoções, tendo no Liquida Geral, o maior evento do varejo. Em setembro há exatos 18 anos o Liquida Geral está inserido no calendário comercial da cidade, chamando a atenção de consumidores que escolhem a época do ano para adquirirem produtos de primeira linha nas variadas opções.

Mais setembro
 O festejo da independência do Brasil com destaque para o Desfile Escolar, ainda é um chamariz para o público que sempre prestigia, todavia  aos poucos esse evento vai perdendo sua essência, infelizmente.

Ensaios
Como preparativos para o desfile da Independência, torna-se cada vez mais tímida a formação de grupos de bandas marciais ou fanfarras que sempre foram referenciais, mas os ainda existentes são considerados entusiastas que lutam para a manutenção de uma tradição que também sucumbe diante da falta de apoio necessário.

 Avanço
 O comércio capanemense é favorecido por vários segmentos e o crescimento do setor tem causando interesses em grandes grupos. Para 2015 está prevista a instalação de uma filial do Grupo Líder em local já adquirido pela empresa. Trata-se da soma de opções comerciais, geração de emprego e renda, além de prestígio para o município.

Mais  avanço
A polarização de Capanema ganha a preferência de moradia para quem vem de outros centros a trabalho na região e um dos pontos dessa preferência é a instalação de uma fábrica de cimento do grupo Votorantim, em Primavera. Com isso, o mercado imobiliário capanemense tem crescido bastante.

De volta
O mês de agosto é o marco da retomada dos estudantes ao batente nas escolas, preparando-se para as avaliações do fim de ano. Os estudantes são peças-chaves para o desenvolvimento dos municípios, dos estados e do país.

Vendeiros
O comércio ambulante é uma das fontes de renda que tem contribuído com muitas famílias e voltando ao tempo, notifica-se que os vendedores de picolé, amendoim (mudubim) em casca, bolo, cocada, tapioca, unha de farinha com camarão, pastel e outras guloseimas fazem parte do cardápio variado oferecido pelos pequenos vendedores, pois a maioria era formada por pessoas menores de idade.

Revitalização
Ainda não pode ser colocada nos registos da tábua de esquecimentos a urbanização na orla do Rio Ouricuri no perímetro compreendido entre a Rua Miguel Leite e a Avenida João Paulo II, na Salin Abud. A esperança é a última que morre.

Outro sonho
Em 2010, foi formado o Comitê do Centenário de Capanema e nas poucas reuniões que aconteceram surgiram as ideias para a construção de pórticos nas entradas da cidade, homenageando o memento da época, mas o projeto ficou apenas no papel.

Caminhando
Está em andamento a construção do primeiro complexo da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) que compreende a biblioteca daquela instituição, razão de admiração por quem passa pelo local, onde vai funcionar O  Campus da universidade.

Festa religiosa
As festividades coordenadas pela Paróquia de Capanema que são esperadas pela comunidade e vão acontecer até o fim do ano são as seguintes: Círio de Nossa Senhora do Rosário, São Francisco de Assis e a tradicional procissão luminosa, que encerra o calendário paroquial.

 Evolução
São vários os ramos de atividades colocados ao alcance do consumidor e as óticas tem sido uma das preferências dos empresários que enxergam a progressão do ramo e instalam lojas que contribuem com o atendimento das demandas.

Cobiça
Há algum tempo,  o desejo de consumo de infratores eram as bicicletas e agora, os alvos principais são as motos. As estatísticas registram que o roubo de motos tem crescido bastante e muitas delas não são recuperadas pelos proprietários que registram as ocorrências, mas os veículos desaparecem definitivamente.

Oportunidades
Os jovens que estão cursando o ensino médio e que não tem perspectivas de carreira acadêmica, por vários motivos, entre eles a falta de condições financeiras, esperam por instituições que destinem condições para cursos profissionalizantes funcionarem com seus Núcleos em Capanema. É sabido que já existem parcerias firmadas para que aqui seja desenvolvidas ações do gênero e estão aguardado projetos de ampliação.

Senai e Senac
Para a profissionalização da camada jovem, alternativas são viáveis através da junção de forças no sentido de que sejam buscados incrementos  e núcleos desses instrumentos capacitadores,   sejam facilitados pelas esferas governamentais.

Candidatos
Está em atividades a campanha eleitoral através de propaganda visual em muros particulares e cada um procura o melhor local para chamar a atenção dos eleitores.

Voltando ao tempo
A história política do município de Capanema revela detalhes que precisam ser destacados e um desses pontos diz respeito a nomes de políticos que já sentaram em cadeiras na Assembleia Legislativa do Estado: - Quito Freitas, Herbert Veríssimo, Jaime Nascimento, Chico Neto, José Neto e Eduardo Costa. Outros se candidataram, mas não conseguiram se eleger.

Contando o tempo
Faz parte também da história política que Jorge Arbage e Jorge Netto da Costa, ex-prefeitos de Capanema assumiram o cargo de Deputado Federal, eleitos pelo voto direto.
Campanha à vista
Está transcorrendo o período de campanha eleitoral para as escolhas dos representantes a cargos do Executivo e Legislativo: Presidência da República, Senado, Governo dos estados e Assembleias Legislativas, mas já se comenta nos bastidores as formações de grupos visando as eleições municipais que vão ocorrer em 2016.

Sinalização
Faz tempo que os cruzamentos da Travessa 14 de março com a Rua  Duque de Caxias, no bairro Dom João VI, assim como, na Avenida João Paulo II com a rua Cônego Inácio Magalhães(esquina da Escola Padre Sales), estão precisando da instalação de semáforos, pois os locais são de grande fluxo de veículos, carecendo da atenção por parte do setor competente para viabilizar tal serviço.

Impulso na Literatura
Vários artistas literários estão com projetos pessoais para edições de livros contendo suas produções que vão figurar no acervo cultural do município de Capanema. É o crescimento de um setor que estava precisando de incentivos e o momento condiz com a força de vontade desses literatos.

Reforma
Prédio onde funciona a Feira do Produtor Rural, localizado na Avenida Barão do Rio Branco no centro comercial está precisando receber serviços de melhorias em sua estrutura para melhor comodidade dos feirantes e da clientela. Já faz algum tempo que aquele próprio municipal apresenta essa necessidade.

Cartão Postal
Localizada em ponto estratégico na ligação dos bairros Samambaia e Pedreira, a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, comumente chamada de “Igrejinha” é visualizada à distância e considerada como ponto referencial da cidade.

Capanema na TV
Dia desses a TV Cultura do Pará reprisou documentário retratando as belezas do município de Capanema no programa “Arquivo Cultura”, gravado pela emissora no ano de 2005. Foram momentos de atenção por parte dos Capanemenses que assistiram ao programa e puderam ver novamente os aspectos da cidade, nove anos atrás. De lá pra cá, muita coisa já mudou na parte estrutural, mas ainda é preciso que seja dado trato especial, sobretudo na preservação dos poucos locais históricos.

Qualificação
É grande o número de pessoas nascidas em Capanema que vão estudar em outros centros e voltam para exercer funções importantes no município, mas há também aqueles que conseguem graduações, entretanto, seguem carreira mundo afora.

Atores Globais
Sem muita badalação, mas com bravura, os Capanemenses Edy Oliveira e Keff Oliveira,  são atores que já participaram de novelas na TV globo em horário nobre. São os representantes de Capanema na arte de representar personagens em emissora de grande conceito. Em outras ocasiões a Capanemense Gleyse Menezes atuou como atriz em produções globais. Ela foi eleita Miss Pará no ano de 1998, sendo mais uma representante da beleza feminina Capanemense.

Mas misses
Capanema é um referencial de mulheres bonitas e isso rendeu 5 títulos de Miss Pará que fazem parte da história cultural do município. Foram elas: Erinete Costa, Gilcélia Lima, Delmira Teixeira, Mônica Damasceno e Gleyse Menezes, mulheres que tem seus nomes sempre lembrados quando o assunto é beleza.

Outras conquistas
Os títulos de Campeão Intermunicipal de Futebol reunindo Seleções com maior número de conquistas são creditados à Capanema que venceu os certames nos anos: 1970/71/72/81, sendo que até agora nenhum outro time do interior conseguiu superar.

Categoria Sub-20
No ano de 2005, a Seleção de Capanema sagrou-se campeã intermunicipal na memorável vitória sobre Marituba no estádio Francisco Vasques, da Tuna luso Brasileira. O time era comandado pelo técnico “Parrancho” e tinha em seu elenco como titular o volante Ricardo Capanema (foto), jogador que atualmente é um dos destaques do Paysandu.

Operário Padrão
Anos atas o SESI – Serviço Social da Indústria fazia eleição para escolher os industriários destaques em diversos setores. Em Capanema, funcionários da CIBRASA foram contemplados com o título “Operário Padrão, motivo de bastante comemoração na cidade. Contemplados: Celino Ferreira Soares, Antonio de Pádua Moreira da Silva e Francisco de Paula da Silva Soares, esse , coincidentemente, filho de Celino.

Novidade para a Agricultura
O município de Capanema, é um dos maiores produtores do feijão caupi e de acordo com contatos feitos, cogita-se a possibilidade da inclusão do plantio de soja na cadeia produtiva, sendo que estudos precisam ser feitos no sentido de incorporar a soja na agricultura local.

Nova Direção
Recentemente foi  empossada a diretoria do Rotary Clube de Capanema para o biênio 2014/2015, encabeçada pelo presidente Valdecir Rodrigues da Silva que conta com outros Rotarianos no desenvolvimento de tarefas a serviço da comunidade.


Política científica
Decifrar um assunto que requer precisão quando for debatido, traduz o compromisso de quem se destina a transmitir, principalmente quando é para um público diferenciado. O Capanemense Mauro Amoras (foto), que é sociólogo, sempre que convidado, participa do Programa Improviso apresentado na Rádio Antena C e sua contribuição tem reconhecimento de todos os que conhecem o assunto política em sua essência científica, colocando em prática conhecimentos que diferenciam o assunto com vertentes capazes de separar os comparativos entre a política e a politicagem.

Notícia na TV Mãe de Deus
O canal 18 tem proporcionado aos capanemenses programação mesclada de assuntos religiosos, sociais e culturais atrelados ao jornalismo. Diariamente a TV Mãe de Deus, coordenada pela paróquia de Capanema, apresenta seu bloco noticioso, razão de muitos comentários positivos por parte dos telespectadores que elogiam o conteúdo da programação.

Novas opções
O crescimento da cidade é natural e a evolução dos ramos de negócios condiz com a realidade e o comércio, maior empregador, continua evoluindo. Empresas estabelecidas em Capanema estão em fase de implantação de novos pontos de vendas de combustíveis que certamente vão atender as demandas dos consumidores  de derivados de petróleo.

Urbanização
As únicas opções de crescimento da cidade estão na zona periférica e existe projeto para a abertura de uma avenida que fará a ligação da BR316 com a BR308, formando um eixo para centralização de negócios. Trata-se de um projeto que está sendo encabeçado pela iniciativa privada e deve formar polo comercial de grande porte.

Verão e lazer
Durante as férias de julho o capanemense procurou descanso e lazer nos diversos balneários existentes na região: Salinas, Peixe-boi, Caeté, Ourém, Tracuateua, Jaburu, Ajuruteua e Taciateua. Até o fim do ano essas localidades devem receber veranistas nos dias de folga.

Pioneirismo
O cantor capanemense Mimo Moreira foi o primeiro artista local a gravar disco com suas composições e até hoje ele é acompanhado por seu público cativo. Depois de Mimo, outros cantores seguiram o mesmo caminho.

Reminiscências
Escrever artigos destacando aspectos históricos é um dos referenciais do escritor Carlos Amoras, Pioneiro na edição de livros. O Jornal de Capanema, sempre destinou espaços para Amoras que continua publicando seus artigos.


Desejo de consumo
O prédio onde funcionou a Assembleia Recreativa foi demolido, motivo de insatisfação por parte da sociedade local que ainda sonha com o aproveitamento do terreno que foi transformado em estacionamento. Nas diversas sugestões de aproveitamento do local, a construção da biblioteca pública é uma opção aceita pela maioria da população.

Distritos
O município de Capanema, polo da Zona Bragantina, conta com os Distritos de Tauari e Mirasselvas como principais provedores da produção agrícola, contribuindo sobremaneira com o desenvolvimento sustentável.


Parafraseando: “A solidão devora, mas alimenta o compasso do coração”.

Fragmento Poético:  “Calam-se as bocas/abrem-se os braços comentam-se as virtudes que envaidecem o trovador”. Palavras do Poeta.

Reflexão:  “O Reino dos Céus é como uma semente de mostarda que um homem pega e semeia no seu campo”(Mt. 13, 31)

Saudação: Dedico ao Pr. Paulo Luz que também é empresário titular da Tókio Som Eletrônica.

 “Os desmontes de ideias contribuem para a desconstrução de projetos plausíveis”. (PV)

Paz e Luz!

Assim Seja!