Crônica da Semana - Por Paulo Vasconcellos



Segundo semestre com otimismo e perspectivas

Contingenciar os setores que fazem funcionar a economia é tarefa  de quem acompanha os avanços que começam pela volatilidade da economia e se estendem até a consolidação de negócios rentáveis que possibilitem geração de renda, fator considerado como principal elemento que incrementa a engenharia comercial, por exemplo. Chegamos em momento crucial de renovação setorial e o comércio é linha de frente dessa evolução que justifica teoricamente quais os parâmetros a serem alcançados. O lucro é a meta do comerciante, sendo que a pechincha aparece como alternativa do consumidor e a junção dessas modalidades fortalece o mercado que tende a ficar agitado até o fim do ano.
O primeiro semestre é culturalmente encarado com muita dificuldade por causa do inverno que faz diminuir o movimento no comércio, fato que se torna preocupante, pois o setor é detentor da maior fatia da empregabilidade. O arrocho é suavizado na segunda parte do ano, quando a tropicalidade do verão torna-se convidativa não só para o lazer como também mobiliza os empresários no sentido de surtir suas lojas para atender as exigências do consumidor. O primeiro passo é dado com as promoções para o Dia dos Pais que serve de aquecimento para a promoção padrão do comércio lojista, o Liquida Geral, coordenada pela CDL. O aquecimento da economia previsto pela classe empresarial norteia para a geração de empregos diretos ou indiretos que começa no Liquida Geral, indo até o Natalzão de Prêmios e muitas vezes o serviço temporário passa a ser efetivo, pelo desempenho daqueles que foram contratados durante as promoções.

Considerando que o Liquida Geral é o carro chefe das promoções encabeçadas pelo comércio, outros setores são beneficiados com a promoção considerada como a festa do varejo por atrair consumidores de várias partes. A CDL/Capanema trabalha no sentido de incentivar seus associados a aderirem as promoções, sendo que o resultado de todo o investimento consiste na continuidade do compromisso da entidade de classe, conceituada por suas relevantes atribuições ao desenvolvimento sustentável do município de Capanema. Durante o verão, outros itens podem ser agregados e o desejo de consumo passa a ser meta prioritária para quem quer adquirir bens duráveis.