Brasileiros premiados em Berlim

O grande vencedor da noite foi o filme romeno “Touch me not” que levou o Urso de Ouro



O filme “Touch me not”, uma exploração sobre o sexo e a intimidade dirigida pela romena Adina Pintilie, ganhou o Urso de Ouro no sábado (24) no Festival de Berlim. “Touch me not” é um longa no meio do caminho entre a ficção e o documentário, baseado em personagens que tentam penetrar na intimidade de formas inesperadas. A noite também teve boas notícias para os fãs de cinema brasileiros. Os filmes “Tinta Bruta” e “Bixa travesty” também foram premiados, enquanto o documentário “O processo”, sobre o impeachment de Dilma Roussef, ficou em terceiro lugar entre os documentários preferidos do público na mostra Panorama.
O longa vencedor do Urso de Ouro não constava entre os favoritos. Quando o prêmio principal foi anunciado à plateia, a surpresa se confirmou. Segundo o correspondente do site Adoro Cinema na premiação, Bruno Carmelo, dentro da sala de imprensa, onde muitos jornalistas acompanhavam a premiação, os ruídos de surpresa e os risos ecoaram por todos os lados. “Touch Me Not não constava entre os favoritos, e ganhou repercussão por registrar a maior debandada durante as sessões da Berlinale. Na primeira exibição para os críticos, quando estávamos presentes, cerca de um terço das pessoas se levantou e foi embora”, comentou.
Segundo ele, no entanto, seria irresponsável dizer que o filme foi unanimemente rejeitado. Os respeitados veículos Variety e The Hollywood Reporter publicaram artigos muito elogiosos à decisão de Pintilie em abordar os problemas de intimidade, retratando de modo democrático todos os corpos - bonitos e feios, saudáveis ou não, incluindo corpos de pessoas com deficiência física. “Talvez os elogios tenham se dirigido mais ao tema do que à forma. Mesmo assim, constituem defesas da obra”, completou.

Fonte: Site de O Liberal Online (Texto e foto)

Nenhum comentário