Escritores e poetas de Capanema são premiados pela ACLA

 


Uma noite de poesias, contos e muitas emoções

Foi assim, o encerramento do VIII Concurso de Contos e VIII Projeto “Nossos Poetas”, alusivos aos 13 anos da Academia Capanemense de Letras e Artes – ACLA, evento realizado na noite de quinta-feira, 29/06, no auditório da UFPA/Capanema, espaço gentilmente cedido pela direção daquela Instituição de Ensino Superior. Os escritores e poetas capanemenses que participaram do evento atendendo aos artigos dos editais anteriormente publicados, escreveram poesias e contos, mostrando cada um o seu talento. Tudo esteve dentro dos conformes e na cerimônia, antes de serem anunciados os: 1º, 2º e 3º Colocados, foram feitos os agradecimentos por parte da ACLA aos integrantes do corpo de jurados: João Anthero, Sandra Veronese, Francisco Leal, Terezinha Moreira e Stélio Vasconcellos, pessoas indicadas pela entidade, todas com conhecimento de causa.

Os concursos literários da ACLA, fazem parte do Planejamento Estratégico, fechando o primeiro semestre de 2023, destacando os artistas de Capanema e as suas produções. Ressalta-se que o edital exige que o concorrente tenha nascido e resida em Capanema, sendo que todos cumpriram o determinado.

Considerando o amparo cultural, uns dos principais esteios que sustentam as artes , a ACLA contou com o apoio incondicional da Secretaria Municipal de Cultura, através do titular da pasta: Gildum Sampaio Pinheiro e da Biblioteca Pública Municipal, na pessoa do Bibliotecário, Vitor Rabelo Delgado, que deram suporte para a realização dos concursos. Outro parceiro foi a Universidade Federal do Pará/Capanema, por intermédio da Diretora Rosa Helena Oliveira, que sempre se dispõe a atender os pedidos da entidade cultural.

As emoções, lágrimas e declamações, se juntaram a ansiedade dos participantes que aguardavam atentamente o anúncio dos vencedores que concorreram aos prêmios: Nilson Mesquita (Conto) e Lourdes Oliveira (Poesia), saudosos acadêmicos da ACLA. Os troféus e os certificados estavam em cima da mesa, cobertos com uma toalha, até o memento em que a acadêmica Conceição Maciel, revelou as classificações do 3º ao 1º lugares, sendo que os outros escritores e poetas, foram comtemplados com certificados de participação, entretanto, os seus trabalhos receberam boas notas. O incentivo é a base que faz da ACLA, uma entidade que busca revelar talentos e o grupo que participou dos concursos, contou com talentosos escritores e poetas.


As declamações das poesias e as leituras dos contos, feitas pelos autores, provaram o quanto eles capricharam na escrita, fator que justifica o comprometimento da entidade e de cada um deles, por se encorajarem e inscreverem as suas produções. A ACLA esteve representada pelos acadêmicos: Paulo Vasconcellos, Elza Melo, Samuel Alencar, Conceição Maciel e Rosilda Dax, além das presenças de: Gildum Sampaio – Secretário de Cultura; Vitor Delgado – Representante da Biblioteca Pública; Escritor João Anthero – Representando o Corpo de Jurados, além dos escritores/poetas e seus familiares. A festa foi completa e no segundo semestre, a ACLA voltará ás atividades, sendo que o mês de julho será de recesso. Durante o primeiro semestre, a ACLA realizou e participou de eventos, todos eles, voltados para o desenvolvimento cultural.


No concurso de contos, 7 inscrições concorreram ao Prêmio Nilson Mesquita e no Projeto Nossos Poetas, foram 9 concorrentes ao Prêmio Lourdes Oliveira.
Concurso de Contos - Prêmio Nilson Mesquita
1º Lugar: Paula Soul - Conto: Noite de fortes emoções
2º Lugar: Taiana Carvalho - Conto: O Balseiro
3º Lugar: Lúcia Betânia Bezerra - Conto: Fome de ler
Projeto Nossos Poetas - Prêmio Lourdes Oliveira
1º Lugar: Abnéas Rodrigues de Oliveira Júnior - Poema: Diálogo de sexta-feira
2º Lugar: Lúcia Aquino - Poema: Recordação
3º Lugar: Rian Moreira - Poema: Quando amanheci capanemense
Receberam Menções Honrosas no Prêmio Nilson Mesquita (Conto):
Abnéas Rodrigues de Oliveira Júnior
Nilson César Oliveira Alves Filho
Mário Célio da Costa Oliveira Júnior
Lúcia Aquino


Menções Honrosas no Prêmio Lourdes Oliveira (Poesia):
Paula Soul
Taiana Carvalho
Lúcia Betânia Bezerra
Maria Eduarda Melo Silva
Rosilene Pereira Costa
Daniele Telles


Aos parceiros foram entregues certificações com Menção Honrosa:
Gildum Sampaio Pinheiro – Secretário Municipal de Cultura
Vitor Rabelo Delgado – Técnico da SECULT e Representante da Biblioteca Pública


Os integrantes que formaram o Corpo de Jurados, também receberam Menções Honrosas:
João Anthero Moreira da Silva
Sandra Veronese
Stélio Viana de Vasconcellos
Terezinha Moreira da Silva
Francisco Leal Lima

A ACLA agradece ao parceiro e Acadêmico Benemérito Samuel Alencar da Silva, pelo apoio na logística, também a Guilherme Silva – Editor do Jornal de Capanema .

Apoio Jornalístico: Blog do PV, Página Trechos, Jornal de Capanema, Rádio Antena C/Programa Improviso e WG Informativo

As frases, os versos, as estrofes, os parágrafos e o composto geral da poesia e do conto, integram o conjunto da obra, fazendo com que cada autor realize seu sonho e viaje pelo universo, imortalizando o que escreve e perpetuando as suas escritas. A ACLA, entidade - não governamental, Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Município de Capanema, pertence a rota do desenvolvimento cultural e social, multiplicando as suas ações que favorecem a sociedade.

Edição: Guilherme Silva
Texto: Da Redação do JC  
Fotos: Wezlen Gonçalvez / WG Informativo 
Fonte: Jornal de Capanema






























































 

 

Nenhum comentário