Dia do Carimbó é marcado por apresentações musicais ao longo de agosto

 As programações já começam nos dias 5 e 6 deste mês com festividades no município de Marapanim

Pierre Azevedo
fonte

As programações já começam nos dias 5 e 6 deste mês com festividades no município de Marapanim


No sábado (5), as atrações serão Cipó de Fogo, Festa das Marcantes e Carimbó Mururé, de Belém. A programação começa por volta das 22h e termina somente no dia seguinte, às 6h. 

Já no domingo (6), a festa continua ao longo do dia e se entende até a noite com o Festival do Carimbó, uma celebração esportiva que também contará com um bingo, além da venda de artesanato e comidas típicas da região. O evento é aberto e livre para todos os públicos. 

Segundo um dos coordenadores do grupo de carimbó Picapau, o compositor e Mestre Alan Chaves, as expectativas são as melhores possíveis para o festival, que celebra quase quatro décadas de estrada do grupo. 

Mestre Alan Chaves, do Grupo de Carimbó PicapauMestre Alan Chaves, do Grupo de Carimbó Picapau (Divulgação)

“Estamos nos preparando o ano todo organizando bingos para realizar esse evento. Não é fácil, temos que dar alimentação para os vinte grupos que participaram, mas tenho certeza que será um sucesso”, disse o mestre.

A vida do compositor se entrelaça com o nascimento do Grupo Carimbó Picapau. O tio de Alan, Manoel Chaves Passarinho, o Mestre Manduca, fundou o grupo que começou de uma forma muito despretensiosa, anos atrás. 

“A região de Marapanim fica escassa de pesca no verão, então os pescadores costumavam se reunir e ir para o Marajó em busca de peixe. Lá, eles se reuniam e faziam torneios de futebol entre as regiões, e quando o Vista Alegre foi campeão improvisaram um carimbó muito bom. Com base na improvisação, meu tio decidiu criar um também”, relembrou o compositor, que começou a se envolver no grupo aos nove anos.

Mestre Alan Chaves reconhece que toda a sua referência musical foi construída dentro do grupo do carimbó. A maioria dos membros são da mesma família, o que deixa o compositor orgulhoso. “Temos muita paixão pelo ritmo, pela cultura e continuamos resistindo porque acreditamos na cultura popular”, acrescentou. 

Outra celebração agendada para este mês é a 15ª edição do Festival Pau e Corda do Carimbó, promovido pelo Grupo de Carimbó Sancari, entre os dias 19 e 26 de agosto, na Passagem Álvaro Adolfo, no bairro da Pedreira. Neste ano, os grandes homenageados são os mestres moradores do setor. 

Grupo de Carimbó SancariA proposta do Projeto Festival Pau e Corda de Carimbó é levar manifestação artística e brincadeiras infantis à comunidade (Pierre Azevedo)

De acordo com a idealizadora do projeto, Neire Prestes, o intuito das programações é valorizar a cultura popular paraense e garantir a continuidade da transmissão dos saberes, dentre eles o respeito e valorização do ritmo. 

“O evento contará com uma vasta programação musical e encontros, onde buscamos esclarecer a comunidade sobre assuntos relevantes. como agressões físicas e psicológicasa mulheres, além de trazer oficinas de dança, de linguagens de sinais e percussão de maracás”, detalhou. 


No dia 19, as programações serão voltadas para as crianças, com brincadeiras que fazem o resgate da infância, e ainda o enfeitamento do mastro e cortejos musicais com a participação de grupos parafolclóricos. Já no dia 26 haverá a derrubada do mastro e novas apresentações musicais com grupos de carimbó vindos de várias regiões do Pará.

Serviços 

39º aniversário do Carimbó Picapau

  • Data: 5 e 6 de agosto;
  • Local: na Arena Chaves, em Vista Alegre, no município de Marapanim;
  • Horário: sábado (5), das 22h às 6h do dia seguinte; e domingo (6), das 10h às 22h. 

15ª edição do Festival Pau e Corda do Carimbó

  • Data: entre os dias 19 e 26 de agosto;
  • Local: na Passagem Álvaro Adolfo, no bairro da Pedreira;
  • Horário: sábado (19), começa às 10h; e sábado (26), inicia por volta das 16h.

Fonte: O Liberal 
Texto: Amanda Martins

Nenhum comentário