Corpus Christi em Capanema: A arte traduzida em "tapetes" coloridos, na caminhada de fé

 




Um acontecimento religioso/cultural que tem 48 anos de tradição, quando então, os moradores de Capanema se unem, para ornamentarem um trajeto de 1.300 metros de ruas, para a passagem do corpo de Cristo, em celebração da Eucaristia, conforme o tema determinado pela Diocese de Castanhal e a Paróquia de Capanema. Tudo começa na noite de quarta-feira e ao amanhecer de quinta, os desenhos realçam, confirmando a dedicação dos artistas que passaram a  noite inteira, preparando detalhadamente, o percurso, para o momento solene, a procissão. 


O Bispo da Diocese de Castanhal, Dom Carlos Verzeletti, presidiu a celebração da missa que antecedeu a procissão, destacando a união do povo como principal razão do compromisso de quem está sempre presente, fazendo os seus agradecimentos, através da adoração ao santíssimo sacramento. Mais uma vez, houve presença maciça da comunidade capanemense, que recebeu os visitantes, alguns já tendo participado anteriormente e outros que acompanharam pela primeira vez.


Os belos registros fotográficos feitos por Elza Melo e publicados aqui,  traduzem o quanto a procissão de Corpus Christi em Capanema, se mantém na vanguarda dos acontecimentos religiosos.


Edição: Guilherme Silva

Texto: Paulo Vasconcellos - Signatário deste Blog

Fotos: Elza Melo, escritora e poetisa, paraense de Capanema

































Nenhum comentário