20 de janeiro: Dia de São Sebastião
As festividades de encerramento das programações montadas pelos grupos em Capanema, reuniram centenas de pessoas, numa manifestação saudável e assim, São Sebastião, recebeu homenagens.
No Barracão da Associação da Marujada de São Sebastião, pela parte da manhã, houve concentração de marujos, marujas e convidados, primeiramente a missa celebrada na Capela de Nossa Senhora do Rosário. Depois, todos se reuniram no Barracão, para o tradicional almoço de confraternização, uma forma de gratidão dos organizadores, porém, mantendo a tradição do festejo. Os convidados foram recepcionados pelos integrantes da AMSCAP e o Mestre de Carimbó, Wilson do São Cristóvão, se encarregou de fazer a animação musical. O Governo Municipal foi representado pelas Secretárias: Walcylene Costa (Assistência Social), Andreza Oliveira (Comunicação), Meire Ramos (Indústria e Comércio) e Celina Farias (Cultura), além de outros servidores. O Chefe do Executivo Municipal, Claudionor Moreira, por ter que cumprir outro compromisso, não pode estar presente, mas designou os representantes das secretarias, para prestigiarem o evento, uma vez que a Prefeitura é um dos apoiadores.
A expectativa se formou, para a cerimônia de derrubação dos mastros, no período da tarde, quando então, transcorre o encerramento da festividade, com as apresentações da Marujada nas evolução de marujos e marujas. A AMSCAP, tem como presidente e capitoa Jucilene Silva (Teté).
A repórter fotográfica do JC, Dalva Vasconcellos, continua presente no barracão, fazendo os registros para mais uma matéria a ser publicada neste espaço.
Edição: Guilherme Silva
Texto: Paulo Vasconcellos - Da Redação do JC
Fotos: Dalva Vasconcellos
Sobre o Santo
Protetor ativo dos cristãos, São Sebastião era militar nas tropas romanas. Conseguiu converter muitos pagãos ao cristianismo, mas foi denunciado. Foi chamado a dar satisfações ao imperador e não negou sua fé. Entre amar a Cristo e exercer seu posto no exército romano, preferiu o Cristianismo. Por isso recebeu a sentença de ser amarrado a uma árvore e executado a flechadas.
São Sebastião foi dado como morto e abandonado. Mas uma senhora cristã o encontrou e tratou de suas feridas. Depois de curado, falou ao imperador sobre as injustiças cometidas contra os cristãos, acusando-o de inimigo do Estado. Perplexo e irado com tamanha ousadia, o imperador Diocleciano o entregou à guarda pretoriana.
Morreu martirizado no dia 20 de janeiro de 288.
.jpeg)




.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)



.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)

Post a Comment