Encontro de artistas no dia do Aniversário da ACLA



O domingo 25, foi festivo e no Centro do Artesanato, localizado na Tv. Djalma Dutra, esquipa com a praça Magalhães Barata-Centro de Capanema, aconteceu um magnífico evento, reunindo os artistas das letras-acadêmicos da Academia Capanemense de Letras e Artes-ACLA, entidade que estava festejando os seus 15 anos de atividades e as artesãs do Grupo Mulheres Empreendedoras Individuais de Capanema-MEIC. O que motivou a realização do evento, foi a iniciativa das integrantes do grupo MEIC, que resolveram convidar os “Poetas Trovadores”, para a realização de um sarau, com declamações de poesias autorais e informes.
A outra parte motivacional do encontro, foi o lançamento do livro “Relatos Inspiradores”, produzido pelas artesãs/MEIC, contendo declarações referentes as histórias delas, desde quando começaram a produzir suas artes. Elas leram as sínteses de suas trajetórias no artesanato e isso, significa a afinidade que todas têm com as artes.

Considerando a cultura como verdadeiro estímulo aos artistas, poesia e artesanato caminharam juntos em momento de integração artística que contou com as presenças de pessoas interessadas em valorizar o que é feito por mãos criativas. As Secretárias: Walcylene Cardoso (Educação) e Meire Ramos (Indústria, Comércio e Turismo), representaram o Governo Municipal no evento, acompanhando as performances e exposições das artes.

O público presente aplaudiu os manifestos dos artistas e as marcas culturais são referências que estão sempre em evidência, em forma expansiva, tornando mais conhecidas as produções dos artistas capanemenses que produzem seus trabalhos e os colocam à apreciação dos visitantes que vão ao centro do artesanato e passam a ser clientes, ao adquirirem as peças construídas. O Grupo MEIC, tem como coordenadora a artista Francisca Santana. A outra motivação para a realização do encontro, foi que no domingo, comemorou-se o Dia do Poeta e Escritor Capanemenses, além do aniversário de 15 anos da ACLA, entidade fundada em 25 de maio de 2010.


Edição: Guilherme Silva
Texto: Paulo Vasconcellos – Da Redação do JC
Fotos: Dalva Vasconcelos


Fonte: Jornal de Capanema



















































































Nenhum comentário