Paulo Henrique Brito é eleito para a Academia Brasileira de Letras



É com alegria que anunciamos que Paulo Henriques Britto é o mais novo integrante da Academia Brasileira de Letras. Eleito nesta quinta-feira, 22 de maio, com 22 votos de um total de 32 possíveis, o novo Acadêmico ocupará a cadeira 30, vaga desde o falecimento de Heloisa Teixeira.


Poeta, contista, professor e tradutor, Paulo nasceu no Rio de Janeiro, em 1951, e integra o quadro de docentes da PUC-Rio, onde pesquisa temas como tradução de poesia e poesia brasileira contemporânea. Tem poemas e ensaios publicados mundo afora, em inglês, sueco e espanhol.

Autor de 14 livros, entre eles “Liturgia da matéria” (1982), “Trovar claro” (1997), “Macau” (2003) e “O castiçal florentino” (2021), venceu prêmios como o Portugal Telecom (atual Oceanos), o Bravo! Bradesco Prime e o da Fundação Biblioteca Nacional. Traduziu para o português mais de 100 livros de autores de língua inglesa, como Jonathan Swift, Charles Dickens, Henry James, Virginia Woolf, V. S. Naipaul, Thomas Pynchon e James Baldwin. Na área da poesia, traduziu Byron, Wallace Stevens, Elizabeth Bishop e Frank O’Hara, entre outros. Também verteu para o inglês obras de autores brasileiros, como o imortal Ferreira Gullar.


Seja bem-vindo à Casa de Machado de Assis, Paulo!


Fonte: ABL/Facebook

Nenhum comentário