'Lampião, Governador do Sertão' entra em cartaz no Cine Líbero Luxardo, em Belém

 Documentário de Wolney Oliveira investiga a trajetória, os mitos e o legado cultural do cangaceiro mais emblemático da história brasileira

Crédito: Reprodução

Um dos personagens mais emblemáticos da história brasileira ganha uma nova versão no cinema. ‘Lampião, Governador do Sertão’, documentário dirigido por Wolney Oliveira, investiga a trajetória, os mitos e os paradoxos de Virgulino Ferreira da Silva, figura central do cangaço, e já está em cartaz desde quinta-feira (19) em Belém, com exclusividade no Cine Líbero Luxardo, no bairro de Nazaré, em diferentes horários.

Em abril de 2024, o filme estreou na 29ª edição do Festival É Tudo Verdade, participando da Competição Brasileira de Longas-Metragens. Em novembro, teve exibição especial no 34º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema. Em dezembro, ganhou quatro prêmios no 19º Fest Aruanda: Troféu Aruanda/EPC Vladimir Carvalho de Melhor Documentário, além de Melhor Roteiro, Melhor Som e Melhor Edição. 


Mais do que traçar a biografia de Lampião, o longa propõe um mergulho profundo na complexidade desse personagem, contrapondo a imagem do temido líder cangaceiro à potência simbólica que ele ainda exerce na cultura popular. O filme vai além da dicotomia “bandido ou herói” e busca revelar as múltiplas camadas de um homem que, mesmo quase um século após sua morte, segue fascinando gerações e alimentando representações no imaginário coletivo.

“Minha paixão pela história de Lampião e do cangaço começou cedo, quando vi o filme Memórias do Cangaço, de Paulo Gil Soares. Daí até fazer o filme, foi um caminho natural. Foram anos dedicados ao tema. Lampião, Governador do Sertão é meu segundo filme sobre o cangaço. Os Últimos Cangaçeiros foi o primeiro. Nesta obra, conto a sua história e mostro seu legado cultural no cinema, na literatura, no artesanato e na literatura de cordel”, afirma Wolney Oliveira.

Com uma abordagem que alia pesquisa histórica e sensibilidade estética, o documentário revisita documentos, registros visuais raros e narrativas orais para reconstituir a jornada de Virgulino. Ao mesmo tempo, destaca como sua figura atravessou gerações e se consolidou como um dos grandes ícones da identidade nordestina e brasileira. O filme foi viabilizado com recurso do Fundo Setorial do Audiovisual da Ancine e do Mecenato Estadual do Ceará, através da Enel Ceará.

‘Lampião, Governador do Sertão’ expõe a trajetória de Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como Lampião, examinando sua jornada histórica e os mitos e polêmicas que o cercam. A reputação de Lampião como um líder cangaceiro temido e impiedoso durante sua vida é contrastada com o poder duradouro de seu legado cultural. O filme explora a complexidade do personagem, destacando como sua influência cultural continua a ecoar de forma vigorosa até hoje.

Serviço
Lampião, Governador do Sertão no Cine Líbero Luxardo (Rua Av. Gentil Bitencourt, 650 – Nazaré).
Horários das sessões poderão ser consultados nas redes sociais do cinema: @cineliberoluxardo


Fonte: O Liberal 

Texto: Matheus Viggo

Nenhum comentário