O assunto sobre as prevenções contra o suicídio precisa ser debatido constantemente



O assunto é sério e a AVAL, no uso de seus direitos institucionais e na prestação de serviços à sociedade, escolheu o tema e os componentes do grupo apresentaram suas retóricas que reforçaram a campanha nacional. A minha participação está publicada e traz alertas substanciais que referenciam a valorização da vida



Academia Virtual de Arte Literária - AVAL
Paulo Vasconcellos: Acadêmico Efetivo, Imortal e Delegado Cultural
Patrono: Bruno de Menezes
Cadeira nº 26
Cidade: Capanema – Pará
Evento: Desafio Quarta-Literária
Título: Viver é: não ter vergonha de ser feliz
Tema: Setembro Amarelo
Data: 10/9/2025

Viver é: não ter vergonha de ser feliz


Viver é amar a si próprio(a), pois Deus em sua infinita bondade, criou o mundo que é habitado por seres humanos nos diversos continentes.
O amor mútuo é representado pelas coincidências na valorização da vida, sendo que cada um deve preservá-la e não interrompe-la por decisão impensada.
A campanha Setembro Amarelo, voltada para a prevenção contra as tomadas de medidas impulsionadas por motivações muitas vezes banais, nos faz refletir diante das circunstâncias inerentes a preocupações, uma vez que a coerência permeia as mais intensas formas de se viver de bem com a vida.
O isolamento social, por exemplo, pode ser considerado uma insinuação de quem tem pretensões de dar fim a própria vida, mas, no entanto, alguns motivos provocam recuo na decisão, talvez, por medo ou algo parecido.
Na maioria das vezes, os casos depressivos são considerados agravantes, porém, quando houverem reações por parte de familiares observadores e a procura por um profissional qualificado para clinicar os que precisam de orientações técnicas, entra em cena novamente a vontade de viver e nesse caso, a superação também se manifesta e tudo isso forma a somatória de decisões positivas, na valorização da vida propriamente dita.
A demais, o poeta em sua essência, parafraseia: “viver é melhor que sonhar, pois a vida é uma coisa boa e quem a valoriza, torna-se um ser humano de alma e coração isentos de quaisquer decisões precipitadas”.
Vivamos a vida, porque ela é bela e valorosa!

**Direitos reservados ao autor
Autor: Paulo Vasconcellos, escritor e poeta, integrante do grupo PCDV

Nenhum comentário