Gastando a Bola - Editorial da Clube - Por Paulo Vasconcellos


Futebol, Carnaval e Samba
 
O domingo “gordo” de Carnaval reserva fantasias, alegorias e adereços para os foliões que vão aproveitar a festa tradicional da época. Os palcos do futebol estão vazios, mas o primeiro desfile aconteceu na quinta-feira passada, quando o Cametá com seus passistas coordenados nas alas e nas evoluções perfeitas, passeou no Parque, mostrando ao Águia, suas pretensões para conquistar o título Cidade de Belém. É a força do interior, mostrada nos gestos dos maestros Cacaio e João Galvão, regentes de duas orquestras que aprenderam os acordes, tais como os dos sambas enredos.
O tempo é de carnaval, mas o futebol continua sendo discutido nos bastidores e se o time do Cametá souber tirar proveito da vantagem que lhe é favorável, leva para a “Terra dos Romualdos”, o primeiro turno do Parazão. Como as semifinais foram decididas nos detalhes, o Águia pode reverter a lógica e no próximo sábado, dar o troco ao adversário, prevalecendo a mística de que futebol é igual a samba no pé: o detalhe é o que vale. As alegorias estão guardadas e o confronto final aguardado pelos torcedores interioranos, que tem representante garantido na final do Campeonato. Decidida a primeira fase, Mapará ou Águia, entram com vantagem no returno, marcando em suas histórias, as surpresas que ainda estão por vir.
As performances dos representantes do interior do Estado, servem de exemplos para os clubes que já foram considerados “grandes“ no futebol paraense, como são os casos de Remo, Paysandu e Tuna. Na quarta feira de cinzas, as crenças vão revigorar as energias e certamente os craques de Cametá e Águia possam absorver ensinamentos para apresentarem em campo, suas verdadeiras capacidades. Quem vai ser o campeão do primeiro turno?                                                  
 
O autor é cronista esportivo em Capanema.