Gastando a Bola - Editorial da Clube - Por Paulo Vasconcellos


O detalhe é o que vale
Os 180 minutos que Cametá e Águia jogaram em busca da conquista da Taça Cidade de Belém, foram notabilizados pelos detalhes que cada técnico colocou em sua planilha, sendo que mais uma vez a inversão de placar quase dá certo para o Águia que precisava de dois resultados iguais. Se for levado em consideração que o futebol é uma “caixinha de surpresas” ou até de segredos, pode-se chegar a conclusão de que vale à pena jogar com o regulamento debaixo do braço, como muitas vezes se escreve e se fala.
Na decisão de domingo, o Águia foi volátil no que diz respeito a ampliação do placar, mas se esqueceu de que o detalhe prevalece em qualquer circunstancia. Por essa razão, o jogador Ratinho escreveu seu nome na história da decisão do primeiro turno do Parazão, marcando um gol antológico que deu o título ao “Mapará”. O resultado final, somando-se os dois jogos, foi 5 x 4 para o Cametá, assegurando o título do primeiro turno, a participação na Copa do Brasil de 2013 e por enquanto, garantia na Série D de 2012. Mais uma vez os times do interior do Estado provam suas forças e querem desbancar os representantes da capital, sendo que o Cametá já está de posse da Taça Cidade de Belém.
Como o detalhe é o elemento principal do raciocínio que prevalece no retrospecto da decisão, construir placar de 4 x 1 no primeiro jogo, justificou o compromisso do Cametá com sua torcida que mesmo apreensiva em Marabá, soube esperar o momento oportuno para comemorar a conquista. Quando a justiça precisa ser feita, nada melhor do que serem usados os parâmetros dos detalhes, para que estes sejam os ingredientes dos comentários pós-jogo e assim, a dinâmica do futebol valorizada cada vez mais. O Cametá é o dono da bola e valeu o desafio apresentado ao técnico Cacaio, que formou um time competitivo e vencedor: o Cametá é o grande Campeão!
O autor é cronista esportivo em Capanema.