Gastando a Bola - Editorial da Clube - Por Paulo Vasconcellos


Salve-se quem puder!

Ao ser concluída a quarta rodada do Segundo Turno do Parazão, podem ser feitos os cálculos definitivos para quem pretende ficar no G4 e disputar o
título da Taça Estado do Pará. No vai e vem dos jogos, o ponto de equilíbrio continua sendo o fracionamento dos números, sendo que aquele time que não souber armar sua operação matemática, pode perder o percentual do coeficiente. Ao darmos nomes mais simples à essa linha de raciocínio, podemos chegar a conclusão de que: -quem não pontuar em sequencia a partir de agora, vai ficar na lista dos deficitários na reta final do Campeonato.
Os números continuam sendo os principais fatores para os concorrentes do Campeonato Paraense, que além de precisarem das arrecadações financeiras dos jogos, para arcarem com suas despesas, -que são muitas; -precisam também da adição de pontos na corrida em busca do título. Se para o Cametá a situação é confortável, para os outros concorrentes, tudo é válido quando for necessário armar uma regra de três simples ou composta, para que no cômputo geral, sejam conhecidos os times que vão permanecer na elite em 2013 e aqueles que vão necessitar de disputar torneios seletivos.
Então, aprimorar os quesitos táticos e técnicos, significa a responsabilidade de ninguém poder errar, caso contrário, todo esforço será inválido. Como a matemática é uma ciência exata, pode-se fracionar os números, sem que haja esquecimento que a expressão algébrica funciona como termômetro para que sejam alcançados os denominadores que possam nortear as pretensões de quem encara o futebol como fonte de verdadeiros dividendos. Os números continuam desafiando e quem tiver melhor sorte, será contemplado com a classificação às finais do Segundo Turno.  

O autor é cronista esportivo em Capanema.