Coluna Leitura Dinâmica


  Caça aos votos
Está se aproximando a campanha eleitoral propriamente dita, quando os candidatos vão poder anunciar seus nomes e cargos pretendidos. Ainda estamos no período das pré-candidaturas e os que pretendem concorrer a cargos eletivos, precisam ter muito cuidado para não fazerem propaganda extemporânea. Cuidado com a Lei Eleitoral!


Prováveis candidatos
Como o assunto política passa a ser mais evidente, vamos fazer alguns registros importantes, citando casos que merecem constar nas noticias e comentários. Tudo indica que o PT/Capanema vai indicar candidatura ao Executivo, sendo que os nomes de Mario Brandão e Mauro do Teleclube , aparecem como prováveis indicações.

Não será candidato
O advogado Afonso Navegantes, que na eleição passada concorreu ao cargo de vereador, foi convidado por um grupo de amigos para tentar novamente uma cadeira na Câmara Municipal. O grupo estava convicto de que a resposta seria positiva, mas Afonso respondeu firmemente: NÃO!

Corrida aos currais eleitorais
Com as 15 vagas disponíveis para o cargo de vereador, o número de candidatos deve bater recorde. Inclusive, tem ex-vereadores, articulando possíveis candidaturas.


Partido se organiza
No próximo dia 15, o PTB/Capanema inaugura sua sede, local onde vão ser realizadas as reuniões do partido que tem o comando do deputado estadual Eduardo Costa. De acordo com informações de alguns petebistas, a pré-candidatura de Daniel Costa ao Executivo começa a esquentar os arraiais do partido.  Alianças do PTB com outros partidos, também começam a ganhar dimensões concretizadas.


Mais opções
Outro grupo que está se mexendo é o liderado por Claudionor Moreira (PDT), formando frente política na pré-candidatura do empresário.

Caciques conhecidos
Se não arredarem pé de suas candidaturas, os líderes políticos de Capanema vão disputar a eleição voto a voto. O ex-prefeito Chico Neto (PMDB) é outro pré- candidato ao executivo e com isso, nota-se que se não houver outras candidaturas, vão ser 4 os concorrentes.
 Sem favoritismo
Ao ouvirmos um observador político, ele citou seguinte frase: ”Quanto maior for o número de candidatos, maior será a dificuldade para se ter um favorito”. Então, Chico, Daniel Claudionor e Eslon, por enquanto são nomes praticamente garantidos, pois os seus partidos já os apontaram como pré-candidatos a prefeito.


Saudades
A primeira semana de março foi dedicada as mulheres que comemoraram seu Dia Internacional. Aproveitamos para fazer registros de mulheres que fazem parte da historia de Capanema e não estão mais no convívio de  todos nós. São elas: Sulamita Diniz, Dora Hilda Guimarães, Jandira Soares Rosa, Núbia Araújo Silva, Jerusa Buarque, Hosana Soares, lucimar Costa, Alda Soares Damasceno, Onilde Ribeiro, Ione Rosa Araújo e Maria de Nazaré Oliveira da Silva. Todas de saudosas memórias.

 Alerta ligado
Com novo piso salarial do magistério, se os governos (estados e municípios) não se adequarem, todo indica que a greve será inevitável. Em Capanema, o SINTEPP está de prontidão, acompanhando o desenrolar de tudo.


Miss Pará
Está se aproximando o concurso de beleza para a escolha da Miss Pará 2012 e Capanema, que 5 conquistas, não vai apresentar candidata. A história do concurso registras as conquistas de 5 mulheres capanemenses que usaram a coroa de Miss Pará. São: Erinete Menezes, Delmira Teixeira, Gilcélia Lima, Monica Damasceno e Gleyze Menezes. A última conquista foi em 1998,com muita festa nas ruas de Capanema.