Jornal de Capanema: O retorno de um grande parceiro da comunicação


Está chegando o momento da volta do Jornal de Capanema nas edições impressas, retomando a dianteira da notícia somada a 16 anos de história. Foram feitos alguns ajustes e a partir do mês de abril, ocasião em que o Jornal será relançado, os leitores vão ter em suas mãos a versão sofisticada de um instrumento de comunicação que vai juntar ideias, destinando espaços para publicações de noticias, colunas, artigos e informes gerais, frutos de um trabalho coletivo que centraliza linha editorial pautada de ética, reforçada pela responsabilidade.
É o Jornal de Capanema, amado por muitos e considerado o elo de ligação da comunidade capanemense que sempre mostrou afinidades com o JC. ”       É bom estarmos de volta com o projeto gráfico do JC, por entendermos que durante os dois anos de ausência no mercado, deixamos um vazio na comunicação, mas soubemos esperar o tempo certo da retomada”, avalia Celene Vasconcellos, diretora comercial.
A partir de 2010, o JC passou a ser editado na versão eletrônica, mas a marca não perdeu seu referencial e aos poucos o endereço foi se constituindo em um dos mais acessados da internet. ”A mídia eletrônica constitui-se em grande vertente da comunicação e a Rede Mundial de Computadores proporciona maior conhecimento e expansão dos itens que compõem o Site Oficial do Jornal de Capanema”, comenta André Mello, integrante da equipe de editoração.
O colaborador André Mello, acredita no sucesso do JC.
Na ocasião em que a direção do Jornal resolveu suspender as edições, houve certa resistência por parte de leitores e anunciantes, por considerarem o JC como verdadeiro patrimônio do município. Na opinião de Paulo Vasconcellos, âncora do projeto JC e entusiasta nas questões jornalísticas, os meios de comunicação de Capanema continuam crescendo no desenvolvimento da integração social, através de veículos que sustentam o setor imprensa com muita eficiência. ”Costumo dizer aos meus pares, que o conjunto da obra só é reconhecido quando  há união e o que se vê em Capanema é a troca de favores e serviços entre os meios de imprensa, fatores importantes no contexto geral de tudo o que a comunicação representa para o município”, explica PV, considerando ainda que o jornalismo prático vêm causando equilíbrio nas ações em que todos se fortalecem, publicando matérias de interesse geral, sendo que as vezes são compartilhadas por muitos, formando um pool de órgãos noticiosos, multiplicando resultados.
Assuntos de interesse da coletividade já foram resolvidos de forma imediata, graças a participação da imprensa e o Jornal de Capanema sempre esteve presente opinando nas tomadas de decisões, sobretudo no que diz respeito ao bom relacionamento mantido com todos. Para Alex Cunha, responsável pela criação do novo layout que será apresentado nas páginas do JC, dar  sequência ao um trabalho que é reconhecido por muita gente, aumenta a responsabilidade, mas constitui-se na marca registrada do Jornal que tem boa aceitação no mercado. A volta desse instrumento de comunicação está sendo recebida com alegria por uma legião de leitores acostumados com o formato e agora a caminhada vai continuar.
Durante a existência do Jornal de Capanema, foram firmadas parcerias com diversos setores  a troca de informações é uma forma de expandir cada vez mais o que se noticia no dia a dia. Sempre que se refere a parcerias, Paulo Vasconcellos não oculta sua satisfação e faz questão de citar os nomes dos parceiros, procurando contar sempre com eles na troca de experiências. ”Agradeço a todos os meios de comunicação de Capanema que publicam matérias que tem minha assinatura e a fonte do JC : - Portal Capanema, TV SBT, Rádio Antena C, Capanema Digital, TV Notícias, Rádio Princesa, Jornal Correio, Capanema Info (Click Pará), TV Amazônia, Rádio Educativa, Blog do PV, Capanema News, Dia e Noite por Aí, Di Boa Pará, Site Plano Brasil, Radio Clube do Pará,  e Portal ADCAP, a todos agradeço imensamente, por contribuírem na divulgação das minhas obras que são todas, feitas no sentido coletivo”, finaliza PV.
A inovação do jornalismo capanemense é um dos pontos importantes que vem auxiliando o crescimento de todos os meios. O professor aposentado, Delegado de Polícia, integrante de Academia Capanemense de Letras e Titular do Blog Cidadania & Meio Ambiente, incluído na versão online do JC, Samuel Alencar, diz estar satisfeito com o retorno do Jornal, enfatizando que o estado democrático do direito, permite ao cidadão, liberdade de expressão, tendo a imprensa a incumbência de noticiar os fatos, de forma livre e para isso, a junção de forças contribui em todos os âmbitos, haja vista, a necessidade da informação precisa, sendo que o jornal impresso é um dos grandes instrumentos noticiosos.
Samuel Alencar, entusiasta e defensor da força do jornalismo.
Para a volta das edições na versão impressa, a equipe do JC está planejando um encontro com todos os representantes da imprensa de Capanema, assim como com os anunciantes e simpatizantes, onde certamente os agradecimentos vão ser expansivos. O Jornal de Capanema é Patrimônio do Município, têm 16 anos de história e está presente na comunidade, prestando serviços de comunicação ampliados. E assim se passaram todos esses anos!

Edição e Texto: Dyah Sousa
Fotos: Arquivo JC