Gastando a Bola: Editorial da Clube - Por Paulo Vasconcellos


Quem vai embarcar na primeira classe?
 
Comparando o futebol a uma locomotiva, podem ser escolhidas as classes para realização de uma viagem com destino ao grupo de elite por aqueles que vão decidir o Campeonato Paraense. Os vagões da locomotiva oferecem a primeira classe para apenas quatro passageiros e uma das vagas já está ocupada pelo Clube do Remo que adquiriu o passaporte de forma antecipada. O G4 vai conhecer seus outros integrantes, na rodada decisiva deste domingo em que os ocupantes do vagão da primeira classe, vão ter a chance de viajar juntos com o Remo, sendo que o desafio maior começa nos confrontos das semifinais.
O segundo vagão será ocupado por duas equipes que não conseguirem classificação, mas mesmo assim, vão garantir permanência no grupo da elite, equivalente a classe especial no certame de 2013. Sem direito a recursos, o sétimo e o oitavo colocados vão embaraçar no ultimo vagão, expostos a fuligem e a fumaça. É a reta final de um Campeonato que começou de forma regular, passou pelo estágio considerado bom e agora, quem tropeçar vai ter que contabilizar os erros e se preparar para o próximo ano. Estão fora das semifinais do returno, as equipes de Cametá e Tuna Luso, mas o representante da “Terra dos Romualdos”, está credenciado para a grande final, por ter vencido o primeiro turno. A situação dos cruzmaltinos é mais delicada, pois além de ter que vencer o jogo de hoje, ainda depende da combinação de resultados.
Como no futebol, os erros não podem acontecer de forma contínua, embarcar em estação cuja locomotiva tenha destino inserto, aperfeiçoar os comandos é a solução mais prática. O Remo espera seu adversário na semifinal e a propósito, também não pode pegar o vagão errado, sob pena de amargar mais um ano sem participar de competição nacional. Os trilhos direcionam ao caminho das vitórias e aqueles que continuarem no campeonato, sabem que a viagem é curta, mas se forem feitas paradas emergenciais, os maquinistas podem ajustar suas tripulações e tudo transcorrer como eles planejaram.

Em tempo: Os resultados: São Raimundo 0x1 Paysandu; Cametá 2x1 Tuna; Independente 1x1 Águia e Remo 3x1 São Francisco.
Classificados para as semifinais: Remo, Paysandu, Águia e São Francisco.
Rebaixados: São Raimundo e Independente.
 
O autor é cronista esportivo em Capanema.