Turismo Religioso dá a Bragança status em âmbito nacional


Corpus Christi em Capanema que é Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Pará, precisa ser inserido ,em projetos futuros para que também haja contemplação por parte do Governo Federal. Sugiro a Paróquia e a Secretaria de Cultura que se unam em favor de um projeto voltado para o turismo religioso. (PV)


Do G1 PA

No Pará a dança foi introduzida pelos negros em 1798, quando eles fundaram a Irmandade de São Benedito, em Bragança, que deu origem à Marujada. Xote bragantino (Foto: Divulgação/Agencia Pará)Irmandade de São Benedito, em Bragança, deu origem à tradicional Marujada. (Foto: Divulgação/Ag. Pará)












O município de Bragança, nordeste do Pará, está entre os 5 municípios do Brasil que receberão verba do Ministério do Turismo para investir no fortalecimento da cultura religiosa das cidades. Bragança, que em 2013 completou 400 anos, vai receber mais de R$ 110 mil para promover a tradicional Marujada.
Uma das mais importantes manifestações culturais do Pará, a Marujada acontece dentro da festividade em honra a São Benedito. A devoção ao santo em Bragança tem sua origem profundamente ligada à presença dos antigos escravos negros na região.
Ao todo, o Ministério do Turismo vai repassar a quantia de R$ 601 mil para as cidades desenvolverem o setor. Além de Bragança, também receberão o investimento os municípios de Aparecida (SP), Trindade (GO), Santa Cruz (RN) e Novo Trento (SC).
As propostas foram selecionadas por meio de edital e as propostas serão encaminhadas para análise jurídica e, em seguida, serão celebrados os convênios.
Bragança - Pará (Foto: Ray Nonato/O Liberal)Bragança completou 400 anos em 2013.
(Foto: Ray Nonato/O Liberal)
Tradição
Em julho, Bragança, a 210 Km de Belém,  completou 400 anos e sua importância cultural foi reconhecida pelo Governo do Estado. Um decreto do Diário Oficial declarou o Xote Bragantino patrimônio artístico e cultural do Pará. A lei foi sancionada pelo governador Simão Jatene no dia 24 de julho e também incorpora o Dia da Festa da Marujada ao calendário oficial do estado.
O xote foi trazido pelos colonizadores e tem origem em uma dança famosa na Escócia, o “Schotinch”. No Pará, a dança foi introduzida pelos negros em 1798, quando eles fundaram a Irmandade de São Benedito, em Bragança, que deu origem à Marujada. Com o tempo, a dança ganhou diversas adaptações e se tornou um dos símbolos da cidade, tornando-se uma das marcas da cultura bragantina
.