Em Belém, inscrições estão abertas para o Auto do Círio 2013


Do G1 PA

Auto do Círio reúne mais de 300 artistas nas ruas de Belém, sempre na véspera do Círio de Nazaré (Foto: Alexandre Moraes/UFPA)Auto do Círio reúne centenas de artistas durante cortejo nas ruas de Belém, sempre na véspera do Círio de Nazaré (Foto: Alexandre Moraes/UFPA)
O espetáculo O Auto do Círio, está com inscrições abertas para os interessados em participar da tradicional encenação que percorre as ruas do bairro da Cidade Velha, em Belém, no mês de outubro. As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de setembro, na Escola de Teatro e Dança da UFPA ou por meio do site do Auto do Círio. Os ensaios para o evento serão realizados na Aldeia de Cultura Amazônica Davi Miguel, des 19h às 22h, de segunda a sexta-feira, a partir do dia 23 de setembro.
“O Auto do Círio é construído com a cidade e pelas pessoas que fazem a cidade, ambos têm uma relação muito forte, de carinho, respeito, afetividade e admiração por nossas pessoas e culturas. O Auto comunga e celebra com seus artistas essa admiração pelo povo paraense e suas crenças. Ele é aguardado, apreciado e respeitado, é um pequeno pedaço vivo que compõe a festa maior, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré”, afirma o professor Beto Benone, coordenador e diretor geral do espetáculo.
O tema do Auto deste ano é "Maria de Todas as Flores". De acordo com Cláudia Palheta, colaboradora do Auto, em 2013, os figurinos, as cenas e a cenografia “inspiram-se nas flores como metáfora para a tolerância. O Auto do Círio vem mostrar o seu jardim de terras férteis, desertos, céus e rios que abrigam  flores que se encontram. Flores que representam e expressam raças, posturas, opções e credos”, explica.
O evento é organizado e dirigido pelo Programa de Extensão O Auto do Círio, da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ICA/UFPA), e tem o apoio do Instituto de Ciências da Arte (ICA) e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFPA.
Tradição 
O Auto do Círio é um espetáculo realizado, anualmente, há 19 anos, na sexta-feira que antecede o Círio de Nazaré. Em 2013, o evento será realizado no dia 11 de outubro, às 19h.  Durante o cortejo dramático, apresentam-se diversas performances teatrais, de dança e de música.
Espetáculo de rua une arte popular, erudita e teatro de rua com linguagem carnavalesca. (Foto: Alexandre Moraes/UFPA)Espetáculo de rua une arte popular, erudita e
teatro de rua com linguagem carnavalesca.
(Foto: Alexandre Moraes/UFPA)
A construção do espetáculo envolve, na sua produção, atividades como a montagem, a estrutura de palco, a iluminação, a estrutura de som, além da encenação de estações. O espetáculo é reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio imaterial atrelado à Festa do Círio de Nazaré e como atração artística e turística do Pará.
A concentração e saída do cortejo dramático será na Praça do Carmo, na Cidade Velha, passará pela Igreja da Sé e terminará seu percurso na Praça Dom Pedro II, entre os Palácios Lauro Sodré e Antônio Lemos. Além das tradicionais paradas, chamadas de estações, serão realizadas, também, pequenas paradas com cenas no percurso.
Serviço: Inscrições abertas para participação no Auto do Círio 2013, até o próximo dia 23 de setembro, na Escola de Teatro e Dança da UFPA, localizada na travessa Dom Romualdo de Seixas, 820, no bairro do Umarizal, em Belém. Ou ainda no site do Auto do Círio.
G
1