Aniversário-Teatro comemora 35 anos

O Teatro Experimental Waldemar Henrique completa 35 anos e o aniversário será comemorado com programação especial e gratuita, de hoje até o próximo dia 21, com entrada gratuita. A abertura da programação de aniversário será com a apresentação de solos e duos de balé clássico, contemporâneo e de salão, a partir das 16 horas, na fachada do teatro. O evento terá a participação das escolas de dança de Belém Escola de Danças Clara Pinto, Ballare Escola de Dança, Escola de Dança Edith Marques, Fame Dance Studio, Estúdio Corpo em Movimento, Cia. Clássica Experimental de Dança. A partir das 17 horas, o público será convidado a entrar no teatro para acompanhar o show do músico Salomão Habib, que prepara repertório especial para o aniversário.
O Teatro Experimental Waldemar Henrique foi criado em 17 de setembro de 1979, em Belém, para sediar as apresentações de grupos de teatro experimentais da região. Sua arquitetura inspirada na art nouveau é mais antiga que sua existência enquanto teatro. Ali funcionava inicialmente o cinema Radium, em seguida, o Museo Comercial, e por último, a sede da Caixa Econômica Federal. O Teatro está localizado na avenida Presidente Vargas e tem como vizinho outro grande patrimônio, o Theatro da Paz, na Praça da República. A primeira montagem em cartaz foi dirigida por Geraldo Sales com o Grupo Experiência e o texto era “Os Perigos da Bondade”, de Chico de Assis, tendo como protagonista Cláudio Barros no papel de Cearim.
O prédio do Teatro Experimental do Pará Waldemar Henrique pertence ao governo do Estado, que o mantém e administra através Secretaria de Cultura do Estado (Secult). O prédio é tombado pelo patrimônio histórico e foi restaurado para abrigar principalmente espetáculos de teatro e dança.