Oficina de formação reúne professores de Capanema



Professores cadastrados no programa O Liberal na Escola participaram ontem da oficina “II Formação de Professores do O Liberal na Escola”, com o tema “Arte e cidadania com o jornal”, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Eliane de Matos Leal, no município de Capanema. O evento contou com a participação de 70 educadores, incluindo cadastrados no programa, professores de leitura do ensino fundamental e educadores credenciados no programa Mais Educação do município de Capanema.
A oficina tratou da importância da leitura, do teatro e da educação ambiental e foi ministrada pelo cenógrafo e figurinista Carlos Henrique, da GTO Soluções Cênicas, que abordou temas do livro “Biblioteca Mabu”, do escritor Carlos Correia Santos. O objetivo foi incentivar os professores a utilizarem as artes cênicas como didática para o ensino. Além disso, foi discutida a reciclagem e a reutilização de jornais que são espalhados e jogados fora nas escolas. Segundo a coordenadora do programa, Bethânia Nascimento, muitos professores não sabem o que fazer com o jornal que sobra nas escolas. A oficina consiste em apresentar formas de uso posterior do jornal e ensinar aos professores maneiras lúdicas de reutilizar esse material.
Durante a oficina foram produzidas diversas máscaras com a reutilização do jornal que poderão ser usados pelos professores e alunos na sala de aula como forma didática para a educação com entretenimento. As máscaras foram produzidas de acordo com alguns personagens do livro “Biblioteca Mabu” apresentado pelo ministrante na abertura do evento. Elas foram confeccionadas pelos próprios professores participantes com o intuíto de desenvolver as técnicas de montagem e produção. “Na sala de aula vamos práticar essa atividade com os alunos. Lá vamos ler um texto, de qualquer história, escolher alguns personagens e então elaborar as máscaras. Essa oficina contribuiu para o incentivo à leitura e à reciclagem para os estudantes”, explicou Ilzene Oliveira, professora de língua portuguesa da Escola Municipal de Ensino Fundamental Euclides Cumaru, em Capanema, que participou da oficina. 

Fonte: Orm