Praça do Carmo ganha galeria

A Praça do Carmo ganha hoje mais um atrativo. Será inaugurado nesta noite o Centro Cultural do Carmo (CCC), galeria que recebe como primeira mostra a Exposição Condurú, com desenhos de P.P. Condurú e fotografias de JMCondurú, a convite de Reginaldo Cunha, um dos idealizadores do local. Os autores e o idealizador são primos e netos de José Maria Hesketh Condurú, que é o homenageado na exposição inaugural. A vernissage está marcada para as 19h30.
O Centro Cultural do Carmo era uma ideia em formação da qual todos os amigos de Reginaldo Cunha já ouviam falar. Entre eles estavam P.P. Condurú e JMCondurú, que além de amigos são primos de Cunha. Ao fim do recesso de julho, JMCondurú recebeu o convite que dizia, por motivos próprios, nem crer que chegaria. “O P.P. é um artista plástico profissional e conhecido mundialmente. Eu sou apenas um primo do dono”, brinca JMCondurú, que desde 2008 passou a fotografar, sempre frisando o caráter da prática. “Faço por hobby e sempre tive uma norma própria: nunca iria expor e nunca participaria de concursos. Porque aí pode ser que eu ganhe e comece a achar que eu entendo de alguma coisa (de fotografia)”, explica ele, professor de agronomia da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). 
P.P. Condurú, que tem no currículo inúmeras exposições coletivas e individuais, por sua vez, aceita o rótulo de “profissional”, mas não perde a chance de provocar o primo que se diz inexperiente. “O Neto é engraçado. Diz que não expõe, mas as fotos dele sempre estão no Facebook, ganhando comentários. Quer mais exposição que isso?”, diz. “Ele quis tirar uma comigo, é coisa de primo mesmo”, completa P.P.