Livro retrata tradição oriental no Pará




Em Santa Izabel do Pará, uma grande comunidade de japoneses imigrantes se instalou no município e a partir do cultivo da terra, fincou raízes. Os orientais começaram a chegar ao estado em 1929 e se estabeleceram como habilidosos produtores rurais. Passados 85 anos, a tradição se mantém, e os japoneses ainda são grandes produtores de hortaliças, pimenta do reino, frutas e verduras nessa região. Olhar para estes estrangeiros de forma poética, por meio de imagens, é o principal assunto do livro “Japanamazônia - Confluências Culturais”, idealizado por Makiko Akao e que reúne textos de diversos autores, em português e japonês, e fotografias de Miguel Chikaoka, Paula Sampaio e Alberto Bitar.
A publicação, lançada originalmente em 2010, ganhou reedição este ano em coedição com a Pro-Reitoria de Relações Exteriores da Universidade Federal do Pará (UFPA), e foi relançada em Tomé-Açu, Santarém e Monte Alegre, em programação que ocorre desde setembro. 
O projeto de itinerância pelas cidades do Pará, chamado “Confluências Culturais - Imigração japonesa na Amazônia”, foi contemplado pelo programa Amazônia Cultural, do Ministério da Cultura, e será encerrado no próximo sábado (22), em Santa Izabel.