Meu livro sob a guarda da Biblioteca da Fundação Casa de Rui Barbosa

 


A satisfação tomou conta do poeta, quando ele, recebeu comunicado que o seu livro: “O laço e o compasso”, havia sido entregue na biblioteca da Fundação Casa de Rui Barbosa, na cidade do Rio de Janeiro/RJ. O poeta satisfeito, nesse caso, sou eu (signatário deste Blog).

 

Considerando que avançar é um fato importante para qualquer pessoa, fui representado por meu conterrâneo Nonatos Santos, que visitou a Fundação Casa de Rui Barbosa e entregou na Biblioteca daquele órgão, um exemplar do meu livro, para fazer parte do acervo. Na Biblioteca, Nonato foi recepcionado pela servidora Dilza Bastos e a exemplo do livro: “Palavras do Poeta”, mais uma de minhas produções está constando no acervo da Casa de Rui Barbosa.

 


Considerando ainda, que expandir o meu trabalho em dimensões territoriais em outra região do país, faz-me refletir e agradecer a acolhida da Biblioteca e a disponibilidade de Nonato em fazer tão importante intercâmbio cultural. Diante das instruções, fiz contato por telefone com a Biblioteca da Fundação Casa de Rui Barbosa, falei com a senhora Beatriz que de forma muito simpática, orientou-me a encaminhar dados sobre a minha vivência na literatura.

 

A seguir, reproduzo algumas informações referentes a Fundação Casa de Rui Barbosa:

 

 


 

acervos

A Fundação Casa de Rui Barbosa acolhe alguns dos mais expressivos e diversificados acervos documentais do país, reunidos ao longo de sua existência.

Cabe ao Centro de Memória e Informação, por meio de seus setores especializados (Museu, Arquivo, Biblioteca e Arquivo-Museu de Literatura Brasileira), a responsabilidade pela guarda, preservação e divulgação desses acervos.

O legado inicial foi o de Rui Barbosa:
:: A casa, o jardim e as 1.400 peças de mobiliário e objetos, que integram o Museu Casa de Rui Barbosa
:: biblioteca, com 37.000 volumes de caráter enciclopédico
:: Os documentos pessoais, com 60.000 itens, que formam o arquivo Rui Barbosa, origem dos arquivos de interesse histórico da Fundação.

Outro conjunto é constituído por documentos reunidos em decorrência das atividades e projetos da Casa:
:: acervo arquivístico institucional
:: acervo bibliográfico de apoio às linhas de pesquisa da Fundação
:: coleção de cordel
:: Biblioteca Infanto-juvenil Maria Mazzetti

Há ainda os acervos que constituem uma das principais fontes de pesquisa sobre a literatura e a vida intelectual brasileira. Compreendem dezenas de arquivos pessoais de escritores como Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade e Vinícius de Moraes, reunidos no Arquivo-Museu de Literatura Brasileira.

Além destes, merece destaque uma rara coleção bibliográfica, com revistas e jornais literários dos séculos XIX e XX, organizada pelo bibliófilo Plínio Doyle, sob a guarda da biblioteca São Clemente.

Conheça as instruções para consulta presencial em uso dos acervos, e veja como consultar as bases de dados em acesso às bases.

 


Fonte: Site Fundação Casa de Rui Barbosa

Fotos: Divulgação/Nonato Santos

6 comentários:

  1. Para mim..e sempre um prazer em contribuir com a cultura..neste caso a poesia em alta com o laço e o compasso..e vamos em frente

    ResponderExcluir
  2. Parabéns amigo, justa a participação de sua obra no acervo da Fundação Rui Barbosa.
    Meu abraço.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns 👏👏👏

    ResponderExcluir
  4. Parabéns meu querido amigo. Semana passada vi uma matéria sobre Capanema. Espero um dia conhecer e dar um pulo em Belém e Bragança com você.

    ResponderExcluir
  5. Muitis PARABÉNS, Paulo!
    Vc merece essa honra, mais essa!!!.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, PARABÉNS!!!!

    ResponderExcluir