UFPA de Bragança, realiza debate com escritoras paraenses - 1ª parte




No dia 19 deste mês, aconteceu na Universidade Federal do Pará, polo Bragança, um encontro de mulheres escritoras, professora Larissa Fontinelle, Paula Soul, Conceição Maciel, Cleni Guimarães e Elza Melo, com o tema: Vozes Literárias paraenses, Celebrando Escritoras na Vanguarda Editorial, projeto da poeta e também aluna do Curso de Letras da UFPA, Paula Soul e professor Ubiratan Pinheiro.




Esse encontro teve como proposta, realizar uma conversa entre nós, escritoras convidadas, pra falarmos sobre o nosso papel na literatura paraense, nossa força, resistência, coletividade, dificuldades e conquistas, dizer que, juntas chegamos em qualquer lugar, infelizmente ainda encontramos discriminação com relação a escrita feminina, nossa resposta é mostrar nosso valor literário, dentro do contexto paraense e fora dele, já que somos reconhecidas em outros estados e países.

Foi muito importante estar ao lado dessas mulheres, compartilhamos através dos nossos relatos, uma realidade que, como poetas, conseguimos expressar por meio da escrita. Esse tipo de evento é muito importante pra manifestarmos nossos anseios e dizer em viva voz, que na literatura paraense tem sim espaço pra mulher.

No final falamos dos sonhos, projetos, deixamos um recado aos nossos amados leitores, que nossas obras os convidam a conhecer a diversidade literária que existe em nós e na nossa região amazônica, porque se formos analisar, cada uma traz em si sua característica própria de escrita, isso é importante e merece reconhecimento. Compartilhamos livros autorais com a plateia e deixamos com muito orgulho na UFPA - Bragança, um pouco da nossa trajetória literária, em mais um evento, que certamente ficará perpetuado em nossas melhores lembranças. Agradeço o convite, foi uma honra participar!


Fonte: Perfil do Facebook da autora do texto
Texto: Elza Melo, escritora paraense membro titular da Academia Capanemense de Letras e Artes.
Fotos: Divulgação








Nenhum comentário