ACLA: Silogeu perpetuado e composto por uma plêiade de intelectuais




 A cidade de Capanema/PA, tem em seu histórico tempo de emancipação (114 anos), registros que fazem parte de acontecimentos e existências que correspondem ao que fora projetado e posteriormente, construído. No ano de 2010, quando das comemorações do centenário de Capanema, mais precisamente em 25 de maio, registrava-se a instalação da Academia Capanemense de Letras e Artes – ACLA, entidade não-governamental e sem fins lucrativos, formada por pessoas ligadas às artes, principalmente a literatura. Passados 14 anos, a ACLA tem realizado e participado de diversos atos inerentes ao amparo à Cultura, através do esforço concentrado de seus acadêmicos Efetivos e Beneméritos, que impulsionam e disseminam as artes, sobremaneira.

Meus agradecimentos à querida confreira Elza Melo (foto),
por ter feito as  fotos no evento da ACLA. Gratidão! 


No dia 25 de maio deste ano, nas comemorações dos 14 anos de atividades da ACLA, foram empossados 7 novos integrantes; sendo 4 Acadêmicos Efetivos e 3 Beneméritos, juntando-se aos outros imortais. Depois de tomarem posses como membros da ACLA, eles foram efetivados como titulares das Cadeiras, em solenidade que aconteceu esta quinta-feira, 13, no auditório da UFPA/Capanema.


 

 

Ingressaram na ACLA, devidamente registrados nos anais da entidade, os acadêmicos Efetivos: Abneas Rodrigues de Oliveira Júnior, Edilson Lima do Nascimento Filho, Eleci Terezinha Dias da Silva e Maria Paula de Sousa Silva, além dos Beneméritos; Débora Fontes da Paz, Lucivaldo Ribeiro do Nascimento e Rosa Helena Sousa de Oliveira, que oficialmente são titulares das cadeiras: Maria Paula ( 8 ), Eleci (12), Abneas (16) e Edilson (17). Foram também registrados os patronos e patronesses dos 7 novos componentes, na mesma solenidade: Abneas (Patrono: Álvares de Azevedo); Débora (Patronesse: Rosalina Favacho); Edilson (Patrono: Caio Fernando Abreu); Eleci (Patrono: Mário Quintana); Lucivaldo (Patrono: Bráulio Bessa); Maria Paula (Patronesse: Rita Lee) e Rosa Helena (Patronesse: Olga Savary).

 

O presidente da ACLA, Acadêmico José Raimundo Vieira, no uso das atribuições regimentais da entidade, deu posses aos 4 novos ocupantes das Cadeiras e também foram homologados os registros dos patronos e patronesses conforme as diretrizes. Foram momentos de emoções e interatividade, uma vez que, as formalidades fazem parte do protocolo e assim sendo, as novas jornadas já vão contar com as participações dos 7 acadêmicos que agora compõem, junto com os demais, representatividades acadêmicas.

 

A ACLA é entidade intitulada: Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Município de Capanema, conforme a Lei nº 6.423/2019, aprovada pelo Poder Legislativo e sancionada pelo Executivo.

 

Edição: Guilherme Silva

Texto: Paulo Vasconcellos – Da Redação do Jornal de Capanema

Fotos: Elza Melo - Acadêmica da ACLA





































































 




Nenhum comentário