AVAL: um Desafio que destaca importante tradição

 



No encerramento do mês de outro, nada melhor do que aguçar as inspirações dos poetas que escreveram sobre a tradicional festa das bruxas e aqui está a minha produção! 




Academia Virtual de Arte Literária - AVAL
Paulo Vasconcellos: Acadêmico Efetivo, Imortal e Delegado Cultural
Patrono: Bruno de Menezes
Cadeira nº 26
Cidade: Capanema – Pará
Evento: Desafio Quarta-Literária
Título: Halloween: uma festa que causa espantos
Tema: Halloween
Data: 29/10/2025

Halloween: uma festa que causa espantos


O tempo é capaz de modernizar as tradições, mas na noite de 31 de outubro, as bruxas estão soltas e amedrontam principalmente quem não tem tanta coragem.
No fim da tarde, Lourenço, já adolescente, se reúne com os seus colegas do bairro onde mora, para programar uma festa de Halloween nos mínimos detalhes.
A escolha de Lourenço para o local do evento, foi o quintal de sua casa, debaixo das árvores, sendo que ele e seus colegas: Sueli, Marquinhos, Simone, Joãozinho, Peteleco, Carmem, Luzia e o rebelde Zacarias, construíram o cenário formado por sepulturas, caveiras, abóbora com uma vela ao centro e muitos outros elementos compatíveis ao festejo.
Ao anoitecer, sua mãe Cecília, quando chegara do trabalho, deparou-se com aquelas marmotas e indagou Lourenço, mas o jovem explicou os motivos e ela apenas sorrio dando sinal de que aprovara o que o filho iria promover.
Os amigos de Lourenço, começaram a chegar e cada um estava fantasiado com representatividades da ocasião e logo chamaram atenção da vizinhança que observava por cima do muro, porém, alguns nem se atreviam, uma vez que o fundo musical provocava espanto.
Os personagens se dividiam e apresentavam as suas “identidades” e em determinada ocasião próximo da meia-noite, dona Cecília se manifestou, elogiando as encenações feitas pelos atores de improviso.
A festa continuava e os jovens nem perceberam que havia plateia, formada pelos vizinhos que aplaudiram e comentaram positivamente pelo fato deles brincarem sem algazarras, somente usando a alegria e a descontração.
Por fim, o cansaço tomou conta de todos e o barulho foi cessado, sendo oficializado o encerramento daquele primeiro encontro que com a aquiescência dos pais será repetido nos anos vindouros e certamente outros tipos de elementos vão ser integrados junto a criatividade e outras coisas mais!

Direitos reservados ao autor!
Autor: Paulo Vasconcellos, escritor e poeta, paraense de Capanema, integrante do grupo PCDV


Nenhum comentário