Polícia Civil prende responsáveis por assassinato do empresário Carlos Moraes




Viúva e político são suspeitos de matar empresário (Foto: Alex Ribeiro)
Acusados de envolvimento na morte do empresário Carlos de Moraes prestam depoimento da Divisão de Homicídios (Foto: Alex Ribeiro)
Foram presos no final da manhã desta quinta-feira (12), cinco acusados de envolvimento no assassinato do empresário Carlos Augusto Izidoro de Moraes, 40 anos, morto a tiros em Castanhal, no dia 26 de maio deste ano. A polícia chegou até eles após quase dois meses de investigações e, neste momento, os suspeitos estão sendo ouvidos na Divisão de Homicídios, em Belém, pela delegada Daniele Bentes da Silva, presidente do inquérito policial que investiga o crime.
As prisões foram realizadas nos municípios de Castanhal, Capanema e Curuçá. Entre os presos, está a viúva do empresário, Jacilene Melo da Silva, e seu atual companheiro, Rubens Gomes de Souza Junior. Os outros presos são: Jucelino Cristiano Vieira de Melo, Marciano da Costa Nascimento e Juarez do Socorro dos Santos Pantoja. Entre os acusados estão políticos e um policial militar. Com eles, foram apreendidas duas pistolas ponto 40 e dois revólveres calibre 38, além de munições e carregadores. Após a coleta dos depoimentos, os cinco ficarão à disposição da Justiça.
O trabalho que resultou na prisão dos cinco acusados, foi denominado pela presidente do inquérito “Operação Seth”. A delegada Daniele Bentes explica o motivo: “Seth é o deus egípcio da traição. Era a encarnação do espírito do mal”, diz. Segundo ela, há fortes indícios de que a disputa patrimonial tenha sido o motivo do assassinato.
Participaram da operação, policiais da Divisão de Homicídios, do Núcleo de Inteligência Policial (NIP), da Superintendência da Regional do Salgado e da Superintendência Regional da Zona Bragantina.
O CASO
O empresário de Capanema Carlos Augusto Izidoro de Moraes, 40 anos, foi executado com cinco tiros à queima-roupa dentro de seu carro, no dia 26 de maio deste ano.  O crime aconteceu por volta das 16h, no cruzamento das ruas Comandante Assis e Major Wilson, no bairro do Cristo, em Castanhal, município do nordeste do estado.
Os disparos atingiram o peito, os braços e a cabeça da vítima que não teve chance de defesa e morreu na hora. Segundo informações da Polícia Militar, Carlos de Moraes saía de uma padaria com sua namorada, Maura da Silva Costa Furtado, quando foram surpreendidos pelos assassinos.
Ao entrar no veículo Fiat Uno de Capanema, a vítima foi alvejada pelos tiros. Sua companheira, ao ouvir os disparos, conseguiu escapar e se escondeu no estabelecimento comercial. Ela não sofreu ferimentos. Os autores dos disparos estavam numa motocicleta preta e de capacete.
O Empresário Carlos Augusto de Moraes fazia parte de uma família tradicional de Capanema e o crime chocou a cidade, visto que a vítima é irmão do ex-vereador e ex-secretário de saúde Valry Moraes. (DOL, com informações do repórter J.R Avelar e Polícia Civil)

Fonte: Dol e Site da Polícia Civil/PA