Eu quero Paz ... e Tu?


Coluna do PV 




Salve-Salve Amigos Leitores!
O mundo precisa de Paz. O Brasil precisa de Paz. O Pará precisa de Paz. Capanema precisa de Paz. Vamos estender a bandeira da Paz, para que tenhamos dias melhores e possamos estreitar nossos laços de amizade.
Que a Paz esteja com todos. Que a Paz seja aliada das pessoas de boa vontade. Que a Paz esteja entre nós. Que a Paz esteja comigo e que a Paz esteja contigo. Sendo assim, poderemos ter um mundo melhor, cheio de Paz e Luz.
Estou iniciando campanha pela Paz e quero contar com o apoio das pessoas que tenham o mesmo intuito, pedindo a Deus que ampare, ilumine e conduza todos a uma Paz fraterna. Eu quero Paz ... e Tu?
Fim de semana de muito movimento nas estradas que dão acesso aos balneários e Salinas, mas uma vez, foi a praia preferida pelos veranistas. As férias estão acabando e a tendência é aumento da procura pelos pontos que representam o frisson do veraneio.
A semana que passou, foi decisiva para os partidos políticos registrarem as candidaturas daqueles que  estão participando da Campanha Eleitoral, cujo pleito será no dia 07 de outubro deste ano. Todos precisam ter cuidado com a Lei Eleitoral, pois quem cometer infração está sujeito a punições severas.
-Frei Rodrigo Araújo está de volta a Capanema, retomando suas atividades na Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Depois que assumiu o comando da paróquia, frei Rodrigo passou 4 meses fora do País, participando de seminários que aumentaram seu currículo como sacerdote. Desejo boas-vindas ao pároco de Capanema que vai começar pra valer sua missão de evangelizar a Comunidade Católica Capanemense.
-Amigos e correligionários recepcionaram o Deputado Federal Valry Moraes, realizando carreata pelas principais ruas de Capanema, estendendo-se até o vizinho município de Peixe-Boi.
-Em Brasília, Valry começa mais uma etapa de sua vida pública, representando o Estado do Pará, a Região Nordeste e o município de Capanema em especial. Durante 6 meses ele tem garantida sua permanência no Congresso Nacional, dependendo do resultado da eleição em Belém, que tem Zenaldo Coutinho como um dos candidatos a Prefeito da Capital.
-Caso Coutinho seja eleito, Valry vai cumprir o mandato de Deputado Federal, até 2014, no entanto, podem haver modificações no contexto político estadual e o parlamentar seja mantido no cargo, pois foi empossado, por sua condição de suplência.
-Candidatos a prefeito do Capanema estão caminhando nas ruas da cidade e na Zona Rural, apresentando suas propostas aos eleitores. As caminhadas são as mais recentes provas de que o contato mais próximo com o eleitor é a grande sacada.
-Moradores do bairro Inussu,revoltados com o acidente que vitimou um pequeno ciclista, que foi atropelado por uma caçamba basculante, interditaram a Avenida Jarbas Passarinho, protestando contra alguns motoristas que não respeitam os sinais de trânsito e provocam acidentes.
-Mesmo o atropelamento do menino tendo sido uma fatalidade, os condutores de veículos precisam redobrar sua atenções, pois pedestres e ciclistas circulam com grande intensidade nas ruas. Para amenizar a situação, redutores de velocidade foram construídos pela Prefeitura.
-Morador da Rua Antônio Jerônimo, no bairro do Inussu, em contato com o colunista, disse que é necessária a presença de Agentes de Trânsito naquele perímetro, pois devido as precárias condições da Barão de Capanema (Areia Branca), os motoristas estão desviando suas trajetórias, usando o leito da Antônio Jerônimo que recentemente foi asfaltada.
-Com o aumento do tráfego de veículos, que vem de Peixe-Boi, principalmente, a solução encontrada por eles é atalhar pelo Inussu, sendo que essa alternativa vêm tirando o sossego de muita gente. Os motociclistas também estão usando a via e nesse caso, a alta velocidade que eles impoêm, contribui para os riscos de acidentes.
-Estão querendo proibir o tráfego de veículos nas três principais ruas de ligação do centro comercial de Capanema, para amenizar várias situações. Tratam-se das Travessas: Ocidental, Central e Oriental do Mercado, que são estreitas e recebem diariamente, grande número de pessoas que frequentam os estabelecimentos comerciais que funcionam no centro.
-De acordo com informações prestadas pelo Secretário Municipal de Proteção Social, Leomar Avis, os comerciantes que atuam naquele perímetro, estão sendo ouvidos e se houver concordância, o tráfego de veículos será impedido. Medida coerente e acertada, caso seja aprovada.
-Por enquanto, o assunto Hospital Regional Capanema, não está sendo comentado nos bastidores da política, mas acredito que durante a campanha, alguém vai colocar o HR em sua pauta de discurso nos palanques. A comunidade espera que o Governo do Estado, agilize o processo de instalação do Hospital Regional.
-Com a possibilidade da realização de protestos dos moradores de Tauari e Mirasselvas, por causa do atraso dos serviços de pavimentação asfáltica da rodovia PA-448, semana retrasada, algumas máquinas fizeram trabalhos de terraplanagem, mais o que os moradores querem mesmo é o início da pavimentação que segundo eles, está prometida para o mês de agosto.
-Hemonúcleo de Capanema está reforçando convite aos doadores de sangue para contribuírem com a Campanha do verão, pois o estoque é sempre abaixo do  necessário para os atendimentos emergenciais. Doar sangue é ato de solidariedade e amor, podendo serem salvas muitas vidas.
-Município de Nova Timboteua foi bastante frequentado durante a semana passada, por ocasião dos 4 dias de realização da tradicional Festa do Mingau.
-Nem bem começou a campanha política e os ânimos de algumas pessoas já estão alterados. Além das discussões acaloradas, sopapos foram trocados por 2 representantes de grupos opositores. Calma, gente!
-Liberada a propaganda eleitoral, carros sons começam a circular na cidade e a poluição sonora deve ficar incontrolável. Se usarem o decibilímetro, acredito que os exagerados em propagar som com auto volume, vão ser advertidos. É bom que todos cumpram as determinações da lei para não cometerem exageros ou abusos.
-Candidatos às eleições deste ano tem mais alternativas para fazerem propagandas via internet nas redes sociais, mas todo cuidado é pouco, para não cometerem erros.
-Serviço de “cabo eleitoral”, é comum em época de eleição, mas há quem garanta que essa seja uma grande estratégia usada pelos candidatos que confiam naqueles que vão pedir votos em nomes de terceiros. Será se ainda existe fidelidade nessa prática de serviço voluntário?
-O Estado do Pará é considerado o segundo maior produtor de abacaxi do Brasil. Bem que o feijão calpí poderia estar em posição de destaque na cadeia produtiva da agricultura familiar.
-Número de bicicletas aumenta cada vez mais em Capanema e as ruas são as provas desse aumento, com ciclistas de várias as idades usando transporte para todos os lados e lugares. Estão faltando ciclovias para melhor organização do tráfego de bicicletas, sobretudo no centro da cidade.
-Veraneio faz com que muita gente programe viagens de férias, mas as precauções não podem ficar no esquecimento. Quem for viajar, precisa deixar sua residência sob vigilância constante, para não ser surpreendido quando voltar.
FRASE: “O falso moralismo faz com que a flor que se destacava no orquidário se transforme em erva daninha”.
DE VERSO EM PROSA: “Prefiro não andar sozinho/a boa companhia me deixa inspirado/sou praticante da amizade verdadeira/estou sempre bem acompanhado”. Palavras do Poeta.
REFLEXÃO:  "Sobre nós iluminai a vossa face e, então, seremos salvos, ó Senhor!" (Salmo 79)
SAUDAÇÃO: Dedico a Jamerson Lopes, profissional da educação, também colaborador da CDL /Capanema e do SENAC.
“Quando quisermos conquistar nossos objetivos, precisamos construir lastros para a união do útil ao agradável”. (PV).
Paz e Luz!
Assim Seja!
Contato do Colunista: pvartes@yahoo.com.br