Artes cênicas têm espaço garantido nas oficinas do Curro Velho




Mais de 15 oficinas são oferecidas pela Fundação Curro Velho na área de Linguagem Cênica, que incluem iniciação teatral, teatro, dança, performance, dança de rua, dança de salão, teatro, voz e dicção, teatro com bonecos e técnicas circenses. Jorge Cunha, gerente de Linguagem Cênica, destaca a oficina de teatro com bonecos. “Toda e qualquer pessoa pode fazer parte da oficina de teatro com bonecos, com idade a partir de 12 anos. O instrutor será o Paulo Ricardo, do grupo In Bust, que já tem uma trajetória na cidade com teatro com bonecos, tanto no seu trabalho quanto no  grupo responsável pelo programa Catalendas, da TV Cultura do Pará”, informou.
Jorge Cunha também ressaltou a metodologia da oficina de teatro com bonecos. “Durante a oficina o instrutor vai produzir o boneco a partir do papel, mas vai focar mais na manipulação, no trabalho do ator, na relação do ator com este boneco. Então a oficina vai se chamar teatro com bonecos, porque tem o ator e o boneco em cena”, frisou o gerente.
A oficina de teatro com Bonecos ministrada por Paulo Ricardo começa no dia 13 e encerra em 31 de agosto, das 8h30 às 10h30, na sede da Fundação Curro Velho. As inscrições encerram no próximo dia 10. Os alunos da rede pública não pagam taxa de inscrição, mas devem apresentar o comprovante de matrícula escolar. Os demais pagam uma taxa de R$ 20,00.
Outra oficina que merece destaque é a de teatro de rua, que será ministrada por Paulo Marat. “Teatro de rua é para espaços alternativos. Durante a oficina você tem uma coloção de voz diferenciada, tem as noções de como trabalhar sua voz, seu corpo, para se apresentar nesses espaços públicos”, ressaltou Jorge Cunha.
Os jovens podem participar também da oficina de técnicas circenses, ministrada por Priscila Mendes, das 16 às 18h, na qual aprendem técnicas do circo, como tecido aéreo, acrobacia, malabares e pirofagia.


Fonte: Agência Pará