Gastando a Bola - Editorial da Clube - Por Paulo Vasconcellos


Givanildo mais uma vez

Faz algum tempo que o Paysandu tenta o acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro e  os projetos feitos, ainda não decolaram, talvez por erros, quando são planejados pela diretoria bicolor. Ajustar o time é dever do treinador e repetidas vezes o Paysandu tem dificuldades para encontrar o profissional certo e tudo fica pelo meio do caminho.
Comumente os bicolores insistem em repetir profissionais no comando técnico e relembrando as décadas de 1970/80, quando o cearense Cezar Moraes, foi contratado várias vezes e agora é a vez de Givanildo Oliveira, que treina o time novamente. Trata-se de excelente profissional , que usa a linha dura como álibi, recomendando  seus comandados, o cumprimento da disciplina dentro e fora de campo.
O momento é de cautela no Paysandu e por essa razão, Givanildo usou quase a mesma equipe escalada por Lecheva, no jogo contra o Cuiabá. Os jogadores, sabedores da responsabilidade, recorrem ao esforço coletivo para conseguirem vitória no jogo contra o Salgueiro, mas o placar foi 1X1, excluindo qualquer tipo de revanchismo, pois a história  será outra.
A experiência do “velho” Giva , pode somar para melhor consistência do time bicolor e a seriedade será sempre colocada em primeiro plano. Os primeiros dias de trabalho do treinador em Belém, refletem a organização que ele impõe, tranquilizando a nação bicolor que quer ver o time entre os classificados, ou até a conquista de mais um certame Brasileiro e Givanildo Oliveira já deixou claro que não quer ser considerado como “Salvador da Pátria”, mas colocar seu profissionalismo a serviço do Time de “Suíço”.

*O autor é cronista esportivo em Capanema.