Concerto de Natal reúne Orquestra Sinfônica e coral em shows gratuitos

Do G1 PA
Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (Foto: Divulgação)Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz faz apresentações em dezembro. (Foto: Divulgação)













O projeto “Natal com Arte em Toda Parte”, coordenado pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), terá duas apresentações da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP). A primeira na quinta-feira (18), às 20 horas, será em Icoaraci, em frente à igreja de São João Batista e Nossa Senhora das Graças, no centro do Distrito; e a segunda em frente à igreja de Santo Alexandre, na Cidade Velha, sábado (20), no mesmo horário.
O projeto terá ainda a apresentação do Grupo de Jazz Paraense, composto pelo instrumentista Adelbert Carneiro (baixo), Edvaldo Cavalcante (bateria), Edgar Matos (piano) e Elias Coutinho (sax), na sexta-feira (19), ao meio-dia, no Coreto Central do Parque da Residência, localizado na Avenida Magalhães Barata. E prossegue entre os dias 18 e 23, quando as escadarias do anfiteatro São Pedro Nolasco, da Estação das Docas, recebem as apresentações de corais natalinos da cidade, em horários variados.
Natal 
O maestro titular da OSTP, Miguel Campos Neto, ressalta o apuro na escolha e preparação do repertório do Concerto de Natal. "Tudo foi cuidadosamente pensado. Vamos fazer uma mescla entre o popular e o erudito, recapitulando o ano de apresentações da Orquestra”, frisa. Entre as canções que serão executadas, antecipa, estão "Uirapuru", de Waldemar Henrique; "Se todos fossem iguais a você", de Vinícius de Moraes e Tom Jobim; "Aleluia", de Handel, além da tradicional "Boas festas".
O Concerto de Natal com a OSTP terá, ainda, apresentação do Coro Lírico de 60 vozes, do coro infanto-juvenil Vale Música, com 110 vozes, e da Orquestra de 62 elementos, totalizando 233 pessoas no palco, sob a regência do maestro Miguel Campos Neto. Destaque também para a participação da solista convidada, a soprano paraense Carmen Monarcha, que faz sucesso no Brasil, Estados Unidos e Europa, e também é vocalista da Orquestra Johann Strauss, de André Rieu.
Roteiro
O concerto inicia com o prólogo da ópera ‘Mefistófeles’, de A. Boito (com a OSTP e Coro Lírico). Carmen Monarcha será solista em “Ó, Noite Santa”; na ária “Habanera” (da ópera ‘Carmen, de G. Bizet); em “Noite Feliz” (com a participação do Coro infanto-juvenil Vale Música); em “Melodia Sentimental (de Villa Lobos); em “Uirapuru” (dom paraense Waldemar Henrique); “Se Todos Fossem Iguais a Você” (de Tom Jobim e Vinícius de Moraes); em “Adeste Fideles” (tradicional), encerrando com a tradicional “Boas Festas” (de Assis Valente).
Com sua voz de soprano, Carmen Monarcha vem ganhando cada vez mais espaço no cenário nacional e internacional. Nasceu em Belém, onde teve aulas com sua mãe, Marina Monarcha. Em São Paulo, cursou o Bacharelado em Canto da Faculdade de Artes Alcântara Machado. Na Holanda, graduou-se na classe da Profa. Mya Besselink no Conservatorium van Hogeschool Maastricht, por meio de bolsa concedida pela Fundação Vitae.
Atualmente, ao lado do violinista André Rieu e sua Johann Strauss Orchestra, Carmen tem consolidado o reconhecimento do grande público e da mídia internacional, sendo considerada uma das representantes mais fiéis da cultura brasileira no exterior, ao longo de seus 11 anos de turnês internacionais pelos seis continentes. A cantora já participou como solista no Festival de Ópera do Theatro da Paz, nas encenações de “Iara”, de Gama Malcher, e mais recentemente em “O Elixir do Amor, de Gaetano Donizetti.
Serviço
Concerto de Natal do projeto "Natal com Arte em toda Parte", com Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP), Coro Lírico e Coro Infanto-juvenil Vale Música e a solista Carmen Monarcha, às 20 horas, quinta-feira, 18, em frente à igreja de São João Batista/Nossa Senhora das Graças, em Icoaraci, e no sábado, 20, em frente à igreja de Santo Alexandre, na Cidade Velha. Entrada gratuita.