O futuro já começou




Planta baixa, tijolo sobre tijolo, ideias juntadas, engenharia ampliada, força de vontade, perseverança, muita Fé, voluntariado e outros ingredientes formam o conjunto da obra que notabiliza o Centro de Promoção Humana São Francisco de Assis, complexo construído na Rua Oswaldo Cruz, bairro Oliveira Brito em Capanema. Eis que surge um moderno espaço, cujas dependências serão ocupadas em sua totalidade com especificidade para a formação de jovens de quaisquer camadas sociais ou credo religioso que vão ser preparados para o mercado de trabalho através dos cursos oferecidos.
Desde a preparação do layout até o último detalhe de um arremate a ser feito, tudo estará nos conformes, pois a força tarefa permite que o centro propicie regalias para quem usufruir dos recursos técnicos lá empregados. A Província dos Frades Menores Capuchinhos, impulsionou  a Paróquia de Capanema, colocando várias pitadas de coragem  numa junção empreendedora em conjunto com a sociedade local que atua na vanguarda e contribui com esforços concentrados, através de campanhas que foram arquitetadas. A juventude é o alvo principal, mas a força da comunidade progride diante das facilidades disponibilizadas nos cursos inseridos, bem como nos profissionais que formam a dianteira nas ministrações.


Todas as menções honrosas devem ser destinadas aos que abraçaram essa nobre causa que busca mobilizar a sociedade com o intuito de formar cidadãos na profissionalização que eles se adaptarem melhor. Se forem somadas as virtudes, talvez não sejam encontradas as fontes de paternidade do projeto, pois alguém poderia ser involuntariamente injustiçado, cabendo melhor a junção de forças coletivas para o usufruto de um ambiente aprazível e multifuncional. A carruagem segue no rumo certo, sendo capitaneada por um comando plural que visa o bem-estar sem escolher qual o grau de condição econômico/financeira do beneficiado. Medidas acertadas que se consolidam em um  momento que a humanidade está festejando o nascimento de Jesus Cristo e como a Igreja Católica é mantenedora do Centro de Promoção Humana que acertadamente tem o nome de São Francisco  é  prova da 
responsabilidade social que une o útil ao agradável e se forem compilados dados, certamente haverá necessidade da conjugação de vários itens, contudo, o uso da serenidade atrelada a seriedade, simplificam as intenções benéficas que estão acumuladas, atrelando-se a frase franciscana comumente usada: “
Paz e Bem”. 
















Edição: Dyah Sousa