Jornada Literária: Mais um apontamento no meu currículo


A carruagem quando firmada nos trilhos, certamente fará uma viagem tranquila. Comparando a literatura como o trilho da poesia sobretudo, referendam-se várias passagens textuais que podem suprir quaisquer espaços e a responsabilidade social imposta pela Escola João Gabriel da Silva, alimenta os pensamentos daqueles que constroem os seus dons poéticos, assim por diante.

Nos intervalos dos parâmetros pensativos, recompõem-se os neurônios de cada autor que conceitua os versos, sejam eles diretos ou indiretos, não alterando em nada a plataforma expansiva, eis as questões.

A Editoria de Notícias do JC acompanhou a V Jornada Literária em Santa Maria do Pará e está destacando neste espaço, mesmo que resumidamente, os aspectos que marcaram aquele evento que teve a participação dos integrantes da Academia Capanemense de Letras e Artes-ACLA, acompanhando o escritor Paulo Vasconcellos, homenageado pela escola na Jornada.

Dessa forma, nossa reportagem conversou com o poeta para saber de sua satisfação em ter sido o homenageado na Jornada, principalmente porque com ele, foi a base literária e representativa de Capanema, conduzida pela academia e compartilhada por seus membros. A seguir, publicamos a integra do comentário de PV:

Sempre que sou convidado para participar de eventos do gênero literário, primeiro faço um comunicado à ALCA, para depois seguir a caminhada. No ano de 2016, fomos convidados pela Escola João Gabriel para participarmos da III Jornada Literária e cada um de nós mostrou um pouco da sua produção, permitindo então, a criação de um lastro de parceria com aquela instituição educacional, havendo também uma sincronia, fator preponderante para a continuidade das nossas participações.
Participamos também da IV Jornada e agora, ainda estamos sentindo o gosto da quinta edição, porque o movimento foi bem maior. A delegação formada pela ACLA contou com os meus pares, assim nominados: Samuel Alencar, Elza melo, Cleni Guimaraes, Ioneida Braga, Conceição Maciel, Jose Raimundo Vieira e Rosilda Dax. Na ‘Mesa Redonda’, fomos incumbidos de contar algo sobre as nossas carreiras como poetas e escritores, quando as dificuldades surgiram como ‘Pano de Fundo’, entretanto, as facilidades logo se manifestaram e cada um fez questão de dizer que as vontades estão sendo tomadas e as produções futuras vão estar alinhavadas no contexto geral. Todos falaram a expressão da verdade e Deus há de nos nortear para conseguirmos atingir os objetivos que almejamos.
Faço pois, menção de agradecimento aos gestores, servidores, alunos, ex-alunos e simpatizantes da EEJGS, por terem aprovado o meu nome para ser o escritor homenageado da V Jornada Literária, razão de regozijo para o meu coração que ficou bastante feliz, junto comigo. Recebi o apoio dos meus colegas da ACLA que não mediram esforços e me acompanharam na Jornada, sendo que na sala destinada às exposições de minhas obras, o Banner da Academia estava em destaque. A exposição ficou muito bonita e os visitantes viram de perto alguns troféus, medalhas, certificados e registros das conquistas que já consegui. Nunca deixarei de citar que tais conquistas, apenas tem os rastros das minhas produções e as divido com as pessoas que me acompanham e torcem para que eu continue escrevendo, publicando e hasteando a bandeira de Capanema por todos os rincões do planeta, pois tenho vários apontamentos em âmbito Internacional, assim como outros pares da literatura capanemense.
Por fim, agradeço a Deus por me dar sabedoria e assim, fazer o que gosto na tentativa de agradar os leitores, cumprindo a minha missão de poeta e escritor, que zelo por meu patrimônio, todavia, pluralizado. O ceio familiar também é um dos grandes trunfos que conservo por razões obvias, passando pelos conceitos, indo até os conselhos que recebo e absorvo. Sempre que faço citações, incluo o nome da mina esposa Dalva, pessoa que está antenada e coordena os meus passos, não deixando faltar nenhum item para que tudo aconteça. Aos nobres colegas da ACLA, só tenho a agradecer, pois todos me consideram como ‘líder’, mas eu me rendo aos caprichos do idealismo e posso afirmar com todas as letras que eles sim, são os meus lideres ao terem tanta consideração por mim. No mais, Deus está no comando e que ele seja louvado”. (Paulo Vasconcellos).


O escritor, ao estender os seus agradecimentos, faz também referências ao seu público, aos seus assessores e aos que ainda não conhecem as suas produções, mas que a partir do momento em que elas são publicadas, aumenta o número de seguidores, formando uma corrente de energias positivas.

Quero de público agradecer à Diretora da Escola Estadual João Gabriel da Silva, professora Edneuma Medeiros e também a professora Anaíse Patrícia Nascimento – Coordenadora da V Jornada Literária. Nos nomes delas, estendo o meu apreço aos outros integrantes dos corpos: Docente e Discente da Escola”, reitera PV.




Edição e digitação: Maikon Douglas
Texto e fotos: Dalva Vasocncellos
Fonte: Jornal de Capanema

Nenhum comentário