Uma jornada de aprendizados e ensinamentos



 Ao longo do tempo, aprender é um dos fascinantes itens que nos levam a aumentar o nosso cabedal, quer queira em âmbito pessoal ou profissional. As lições são apresentadas e o decorar se faz adequadamente cumprindo
à risca todos os parâmetros, assim por diante.


Toda linha de aprendizado depende muito do aprendedor que precisa estar ativamente ligado ao que lhe é ensinado, todavia, os ensinamentos são qualitativos e conceituam as regras impostas no que se refere as nuances da aprendizagem.

Experiências trocadas, culturas referenciadas, incentivos colocados em prática, atenções voltadas para os formatos e outros detalhes, compõem a V Jornada Literária promovida pela Escola Estadual João Gabriel da Silva, sediada na cidade de Santa Maria do Pará. Um tocante especial nas intepretações feitas por alunos que apresentaram performances obtidos de pesquisas feitas em vários livros, mostr
ando cada um o seu talento.

Foi o que eu e os colegas da ACLA observamos numa das salas temáticas da jornada, quando talentosos jovens se “vestiram” como se fossem os personagens das histórias que leram. Fiquei atentamente acompanhando cada desenvoltura e aplaudo de pé os educadores que introduziram as temáticas, ressoando vozes para os alunos que brilhantemente defenderam as tarefas a eles destinadas. Tudo foi feito dentro do planejamento da jornada e o trabalho que eles tiveram para decorar os textos na “ponta da língua”, os qualifica como excelentes intérpretes, pois além disso, ainda fizeram dinâmicas com a turma.

Presenciar tais ações, representa para o nosso grupo formado pelas educadoras: Rosilda Dax, Cleni Guimarães e Dalva Vasconcellos, satisfação, porque tudo transcorreu como fora ensaiado. Eu e o Roberto Oliveira (careca), também estivemos como observadores, somando as opiniões que estão agregadas aos valores substanciais daqueles estudantes que tanto se dedicaram.

Enfim, aplaudir a gestão da escola por permitir o usufruto de muita gente, naqueles quesitos inseridos na jornada, transpõe o acreditar, elevando essa consistência ao mais alto grau do conhecimento. O esmero que todos tiveram é parte muito mais importante da jornada, entretanto, o aprendizado surge como pilar de maior envergadura no que diz respeito às somatórias que vão continuar sendo feitas. Posso conciliar os meus dizeres com os outros e dar uma conotação perfeitamente plausível ao que representa um evento que trata a literatura com zelo, como é a Jornada Literária da Escola JGS. (PV)




Edição e digitação: Maikon Douglas
Foto: Divulgação

Nenhum comentário