Uma jornada que revelou talentos e incentivou a leitura


Multiplicadas às proporções, tratar a literatura com responsabilidade social é tarefa primordial com merecidas referências, uma vez que a leitura tem o seu poder de agregar valores, formando cidadãos capacitados à levarem as suas conquistas na somatória do saber.

Durante os três dias da Jornada Literária coordenada pela Escola Estadual João Gabriel da Silva, percebeu-se que os objetivos foram alcançados, porque foram dadas oportunidades aos alunos que mostraram seus talentos nas apresentações que tomaram parte, tendo cada um mostrado o seu lado artístico, quer tenha sido nas narrativas das histórias inseridas nos livros que pesquisaram, como também nas recitações de poemas e nas músicas que compuseram o repertório por eles escolhido.

A propósito, as interpretações performáticas constituíram-se em atos glamourosos que conseguiram mobilizar a platéia presente no evento. O que se viu na JL, foram jovens que se revelaram ao apresentarem as tarefas a eles destinadas, tudo na " ponta da língua", como se diz na gíria popular.

Os escritores participaram da Mesa Redonda e contaram em detalhes, aspectos qualitativos e quantitativos de suas carreiras, incluindo as facilidades e/ou dificuldades.

Convidada para o evento a Academia Capanemense de Letras e Artes-ACLA, levou para,apresentar ao público a performance teatral "Paçoca e as Suas", baseada no conto com o mesmo nome, autoria de Paulo Vasconcelos e adaptada por Cleni Guimarães, tendo ainda, através de seus Acadêmicos, liderados pelo presidente Samuel Alencar da Silva, acompanhado o escritor homenageado pela jornada, Paulo Vasconcelos.

Destacar a equidade como tema principal da jornada, constitui-se no objetivo considerado como grande primor, pois o incentivo à leitura transmite realismo acompanhado pela consideração efetivamente subordinada aos princípios básicos da educação, perfilados por teses que compõem a linguística. São motivos somados com a motivação que se transforma em superação por causa do empenho individual, entretanto pluralizado pelos inúmeros acertos que agora estão contabilizados e registrados na planilha da V Jornada Literaria da EEJGS, educandário estabelecido na cidade de Santa Maria do Pará.



Edição: Maikon Douglas
Texto e Fotos: Dalva Vasconcellos
Fonte: Jornal de Capanema

Nenhum comentário