Performances e declamações de poesias nas homenagens a Castro Alves





Sábado, 14 de março de 2020, aniversário do poeta baiano, Antônio Frederico de Castro Alves, a festa da poesia foi completa: prosseguindo as atividades inseridas no seu Planejamento Estratégico, a Academia Capanemense de Letras e Artes-ACLA, festejou a data com apresentações culturais e declamações de poesias. O evento aconteceu no “Espaço Cultural-Lima Ramos”, gentilmente cedido por sua proprietária Lúcia Lima Ramos, e foram juntados vários talentos que usaram o lúdico e o lírico que compuseram o sarau organizado pela entidade cultural.

Foram momentos importantes e por conseguinte, destacar o poema “Navio Negreiro” em nuances correspondentes a imortalização dessa obra de castro Alves, consiste no empenho que todos tiveram a partir da decoração até o momento musical que fechou o sarau.

-Navio Negreiro- O Navio Negreiro um poema épico dramático dividido em seis partes. Nessa obra, Castro Alves relata as condições dos navios negreiros, os quais traziam escravos africanos para o Brasil.
Sentimento de liberdade, nacionalismo ufanista, denúncia social e busca de uma identidade nacional, são algumas das principais caraterísticas da poesia abolicionista de Castro Alves.
Além de descrever aspectos do navio de escravos, Castro Alves apresenta também a natureza circundante (o mar, o céu, o luar).
Numa narrativa vibrante e com uma linguagem expressiva, o autor vai aos poucos denunciado as precárias condições dos escravos. Dessa forma, ele vai tecendo diversas críticas a esse sistema tão desumano.
Para compor essa obra dramática ele utiliza diversas figuras de linguagem: metáforas, comparações, personificação, anáforas, dentre outras.

A somatória de tudo isso são os dividendos que se acumulam e a ACLA, mas uma vez, apresenta um trabalho coletivo produzido por seus acadêmicos e outros artistas tais como: Paulo Emilio, Nazo Glins, que usaram as suas mãos para construírem a parte decorativa e caraterização dos personagens. O Poeta/ator, José Raimundo Vieira, contribuiu ao interpretar uma performance que emocionou os presentes. Além dele outros integrantes da ACLA estiveram em ação: Paulo Vasconcellos (signatário deste blog), Rosilda Dax, Samuel Alencar, Elza Melo, Conceição Maciel e a anfitriã Lúcia Ramos. Outros artistas também participaram e coloriram o ambiente com as suas presenças.




















































Edição Fotos e Vídeos: Wezlen Costa

Nenhum comentário