Um dissertar referenciando a ficção e as lendas
Foi assim: ao pesquisar em meu arquivo de textos, encontrei uma pequena estória que havia sido construída a algum tempo atrás e resolvi publicá-la no grupo da AVAL, sob a temática livre. São as lendas tradicionais, contadas e cantadas na Região Amazônica que embelezam a escrita de alguns paraenses, entre eles, eu!
Academia Virtual de Arte Literária - AVAL
Paulo Vasconcellos: Acadêmico Efetivo/Imortal
Patrono: Bruno de Menezes
Cadeira nº 26
Cidade: Capanema – Pará
Postagem oficial
Título: A Maria das Marias
Data: 10/02/2025
A Maria das Marias
Sou residente na cidade de Capanema, situada na Região Nordeste do Estado do Pará e aqui, como qualquer localidade interiorana, o povo tem as suas crendices e também conta lendas que dizem ser verdadeiras, entretanto, coloca-se em paradoxo e explica-se que tudo poderia acontecer.
Lá pelos anos da década de 1970, havia uma moradora que dizia, se transformava em um feroz cachorro e saía atacando as pessoas nas noites e madrugadas. Porém, a identidade dela continuava duvidosa, porque eram apenas suspeitas sobre a tal “metamorfose”, tão comentada nos arredores da então pacata cidade.
Por causa desses rumores, Dona Maria José (nome fictício), ficou conhecida por “Maria Cachorro”, levando para a sepultura esse apelido que lhe causava muitos aborrecimentos, uma vez que quando alguém se atrevia a chamá-la pela alcunha “Maria Cachorro”, podia se preparar que o revide era certeiro.
Posso dissertar muito mais ainda sobre tal lenda, mas prefiro sintetizar, pois trata-se de uma longa história que pode até não ter fim, ao contrário da vida de dona Maria, que durou apenas 45 anos. Sendo assim, reporto-me às tantas crendices abonadas por contadores de anedotas, como também as lendas que existem nas cercanias da Amazônia, fortalecidas pelos encantos da Região, considerada como detentora de grandes riquezas.
É assim que o povo de Capanema-Pará, trata a cultura lendária de muitos outros personagens que são parte integrante de apontamentos em plataformas diferenciadas e a lenda de “Maria Cachorro”, até os dias atuais é contada nas rodas de conversas, referenciando contos e lendas de uma terra que têm os seus predicados substanciais.
Autor: Paulo Vasconcellos, escritor e poeta, integrante do grupo PDCV
Em tempo - A escritora capanemense Cleni Guimarães, criou uma estória intitulada: “A lenda da Maria-Cachorro”, obra premiada em diversos eventos e publicada em livro produzido pela autora!
Post a Comment