AVAL: um desafio com o sinal de alerta ligado




Os cuidados com o perigo que ronda a internet, fizeram parte do desafio semanal da Academia Virtual de Arte Literária - AVAL, quando então, cada participante, discorreu sobre o tema. Fiz as minhas análises e construí um texto, para somar com meus pares e assim, os propósitos serem alcançados em se tratando de maior segurança por parte da sociedade! 





Academia Virtual de Arte Literária - AVAL
Paulo Vasconcellos: Acadêmico Efetivo, Imortal e Delegado Cultural
Patrono: Bruno de Menezes
Cadeira nº 26
Cidade: Capanema – Pará
Evento: Desafio Quarta-Literária
Título: Quem avisa, amigo é e quem se resguarda, cauteloso é!
Tema: Perigos da internet!
Data: 20/8/2025

Quem avisa, amigo é e quem se resguarda, cauteloso é!


A realidade nos mostra que nem tudo o que é publicado nas redes, tem a verdade como pano de fundo e o alerta precisa estar sempre ligado.
As inúmeras propostas indecorosas não são feitas somente para crianças e adolescentes, mas, também, a outras pessoas que se tornam vulneráveis diante das ofertas que são feitas.
A se saber, tal vulnerabilidade oferece riscos substanciais, porém, quando é usada a perícia, através de uma autoanálise, a fraude poderá ser evitada.
As motivações juntadas aos incentivos, propõem que alguém cometa deslizes, no entanto, se houver cuidados, dificilmente os golpistas vão conseguir ludibriar.
Os cuidados porém, devem ser tomados e quando uma criança ou adolescente, estiverem ocultando o que acessam na internet, cabe aos pais e/ou responsáveis, fazerem as abordagens dentro dos preceitos, evitando conflitarem e suas investidas não surtirem efeitos positivos.
Por fim, fiscalizar pode até não ser o termo correto, mas observar e orientar, consiste na elaboração de métodos que possam subsidiar tais investidas, sem muito alarde ou algo do gênero. Sejamos, então, cautelosos e seguros, sobretudo no que diz respeito a se evitar, não somente transtornos, como também, prejuízos morais.


**Direitos reservados ao autor
Autor: Paulo Vasconcellos, escritor e poeta, integrante do grupo PCDV

Nenhum comentário