A Fé e a Devoção dos Católicos em Capanema




Salve – Salve amigos leitores!

O Sacramento da Eucaristia marcou os 36 anos da celebração de Corpus Christi em Capanema, evento religioso e cultural que reúne milhares de pessoas na caminhada de 1.300 metros de tapetes, construídos por mãos de artistas que às vezes nem são conhecidos da comunidade. Os artistas anônimos continuam sendo peças importantes na decoração das ruas para Corpus Christi.

 A expectativa tomou conta de todos e enquanto uns trabalhavam nos bastidores, outros colocavam literalmente as mãos na massa. A serragem de madeiras, mesmo escassa, ainda é a preferida para dar coloração às gravuras que são expostas no chão.

 Na contagem de alguns calculistas, diminuiu o número de pessoas na Procissão deste ano, mas não significa que o evento tenha perdido sua originalidade ou algo parecido. Acredito que se isso ocorreu, deve-se a realização de eventos em outros locais e um exemplo é Belém, que pela primeira vez decorou as ruas com serragem de madeiras.

 Na realidade, Corpus Christi de Capanema, é referencial no Estado e foram vistos vários veículos com placas de outros centros da Região e até de outros Estados.

 O tema usado, de acordo com a Carta do Bispo Dom Carlos Verzeletti, mostrou os desenhos no trecho, que condizem com a história do nascimento, da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

 Os sinos da Matriz anunciavam a celebração e logo o povo se reuniu para assistir a missa de abertura, caminhar com o Santíssimo e depois receber as bênçãos, com esperanças renovadas para o próximo ano. Há quem tenha participado de todas as celebrações de Corpus Christi que aconteceram em Capanema, recordando a evolução mostrada pela criatividade de quem constrói os tapetes, mas o saudosismo se encarrega de dar vivas por tudo o que representa a procissão para o povo católico.

 Os Grupos coordenados pela Paróquia cumpriram tudo o que estava planejado e nem o cansaço esmoreceu aqueles que trabalharam durante muitos dias. A festa se completou com a rapidez que os garis fizeram a limpeza do trecho, para que a cidade voltasse à rotina. Ainda houve fôlego para quem fechou a programação assistindo ao show da dupla Doidin de Deus.

 São 36 anos de tradição e a imprensa Capanemense tem papel fundamental ao divulgar tudo o que diz respeito a Procissão de Corpus Christi, a maior realização no Nordeste do Estado.

 Um dos pontos que merecem destaque é a sonorização do percurso, que contribuiu para o acompanhamento dos fieis em tempo real.

 O número de turistas manteve patamar de outros anos, mas ainda é necessário ser feito trabalho de massificação, incumbência do setor especializado que precisa entrar em ação.

 Leitores da Coluna: - Marcos Higino Brandão Soares, Helson Neves e Souza, Hugo Ambrósio Barbosa, Tarcila Margareth Queiroz Lisboa, Raimundo Carlos Vilela, Iracema dos Reis Souza, Ana Adelaide Oliveira, Cosme Moreira de Souza, Raimundo da Silva Conde (Lampião) e Esmaelino Brandão de Moraes.

 Nas comemorações de Corpus Christi, alguns políticos ainda Pré-candidatos, aproveitaram para aparecerem ao lado de futuros apoiadores, com intenções de tornarem público que estão prestes a serem candidatos de fato e de direito.

 Mais uma vez, os Paroquianos mostraram união e deram suas contribuições à festa de Corpus Christi. Parabéns a todos!


FRASE:” Vós sois meu pastor, ó Senhor”.

DE VERSO EM PROSA:” Os cânticos e louvores/as preces e as orações/Corpus Christi nos irmana/alegrando nossos corações”. Palavras do Poeta.

REFLEXÃO: ”Eu sou o Pão vivo descido do Céu. Quem comer deste Pão, viverá eternamente; e o Pão que Eu darei é a Minha carne para a salvação do mundo'" (Jo 6, 41-51).

SAUDAÇÃO: Dedico a Diemerson Luis, integrante da coordenação de Corpus Christi e da Pastoral da Juventude, por seu trabalho e dedicação ao evento de maior conotação do interior do Pará.

”O Pão da vida é o Pão do amor. O Pão da unidade é o Pão vivo descido do céu”.


Paz e Luz!
Assim Seja!